Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica

OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo desenvolver a identidade visual para o jogo World of Organic, outrossim implementar o módulo final do jogo. MÉTODOS: Buscando uma paleta de cores para o público infanto-juvenil, os assets para a plataforma de desenvolvimento Unity foram desenvolvidos utiliz...

ver descrição completa

Publicado no: VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
Principais autores: Bianchin, Angelo Luiz, Soares, Higor de Oliveira, Junior, Jorge Aikes
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018/paper/view/3118/393
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018/paper/view/3118
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:ocs.200.19.73.15:paper-3118
recordtype NLMOCS
spelling oai:ocs.200.19.73.15:paper-31182018-11-07T18:53:40Z sei-sei2018 VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR 3118 Inovação Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica Bianchin Angelo Luiz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, Brasil bianchin@alunos.utfpr.edu.br Soares Higor de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, Brasil utoliveira@live.com Junior Jorge Aikes Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, Brasil jorgeaikes@gmail.com de Tarso Carvalho Paulo de Tarso Setsuko Sakanaka Lyssa FERREIRA DE LIMA LISANDRA Alves Márcia Cristina CRISTINA PRINCE SANDRA CRISTINA RIVELINI ANGELICA Cristina GALDINO JANDERSON Comitê Gestor do EVIN Comitê Gestor do EVIN Finatto Taciane Muylaert Locks Guimaraes Rachel Oliveira Da Silva Rosana Regina da Silva Pinela Sandra Regina Setsuko Sakanaka Lyssa FERREIRA DE LIMA LISANDRA RUBEN MARTIN DIEGO RUBEN DE CARVALHO JUNIOR ORLANDO GUERRINI DANIEL Takeo Ueno Claudio Takeo Leite Monica TRAVESSINI ROSANA FERNANDO CABECA LUIS Fernando Aparecido Caetano da Silva Adilson Aguiar Claudinei Rodrigues de ANTONIO FARANI DE SOUZA LUIZ Antonio Farani de SALOMAO GARCIA PATRICIA Andrade Milena Martins GONCALVES DE OLIVEIRA PRADO DANIELLE FUSSATO NAKASATO OSCAR FUSSATO CESAR GRACETTO AUGUSTO CESAR Fernandes Montanher Silvana Fernandes Bento Suart Junior Jose DE LORENA STANZANI ENIO TEODORO DOS SANTOS VIVIANI TEODORO Gentil Ramires Thiago Merlin Fabricio Kurman Favarim Fabio Missio Regis Luis de Cacia Oliveira Marisa de Cacia Carine Wedig Josiane Canopf Liliane Gustavo Martins Jefferson Gustavo VINICIUS NOQUELLI LOMBARDI BRUNO Bombacini Marcos Roberto DIAS FEIBER SILMARA Dias NASCIMENTO DO CARMO SIDNEY APARECIDA OSTROSKI DIANE Aparecida NATERCIO FEIBER FULVIO Ines Christ Milani Dione JOSE COSER IVAN APARECIDA BOTINHA ASSUMPCAO ROSANGELA Aparecida Botinha 18 09 2018 Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:<br /> <strong>a)</strong> Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons-Atribuição</a>, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>b)</strong> Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.<br /> <strong>c)</strong> Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.<div id="_mcePaste" class="mcePaste" style="position: absolute; left: -10000px; top: 0px; width: 1px; height: 1px; overflow: hidden;"><h2 style="box-sizing: inherit; font-family: &quot;Source Sans Pro&quot;, sans-serif; line-height: 1.1; color: #ffffff; margin: 0px; font-size: 2em; clear: both; text-rendering: optimizeLegibility; padding: 0px; text-align: center;"><span class="cc-license-title" style="box-sizing: inherit; display: inline;">Atribuição-NãoComercial 4.0 </span></h2></div> 2018 OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo desenvolver a identidade visual para o jogo World of Organic, outrossim implementar o módulo final do jogo. MÉTODOS: Buscando uma paleta de cores para o público infanto-juvenil, os assets para a plataforma de desenvolvimento Unity foram desenvolvidos utilizando aspectos que ilustram a arte tradicional de aquarela empregando o uso da arte digital. Foram desenvolvidos assets de UI/HUD que explicam as mecânicas propostas para o usuário e animações complementares responsáveis pela história do jogo. RESULTADOS: A identidade visual e estética foi desenvolvida de maneira satisfatória, tornando o projeto em geral mais fluido, rápido e sempre focado. CONCLUSÕES: Segundo usuários, com a implementação dos assets a experiência do jogo tornou-se mais fluida e agradável. Unity química arte. 2018-11-08 VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR SEI2018
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection EVIN
container_title VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR
language Português
format Trabalho Apresentado em Evento
topic Unity
química
arte.
Inovação
spellingShingle Unity
química
arte.
Inovação
Bianchin, Angelo Luiz
Soares, Higor de Oliveira
Junior, Jorge Aikes
Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
topic_facet Unity
química
arte.
Inovação
description OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo desenvolver a identidade visual para o jogo World of Organic, outrossim implementar o módulo final do jogo. MÉTODOS: Buscando uma paleta de cores para o público infanto-juvenil, os assets para a plataforma de desenvolvimento Unity foram desenvolvidos utilizando aspectos que ilustram a arte tradicional de aquarela empregando o uso da arte digital. Foram desenvolvidos assets de UI/HUD que explicam as mecânicas propostas para o usuário e animações complementares responsáveis pela história do jogo. RESULTADOS: A identidade visual e estética foi desenvolvida de maneira satisfatória, tornando o projeto em geral mais fluido, rápido e sempre focado. CONCLUSÕES: Segundo usuários, com a implementação dos assets a experiência do jogo tornou-se mais fluida e agradável.
author Bianchin, Angelo Luiz
Soares, Higor de Oliveira
Junior, Jorge Aikes
author_sort Bianchin Angelo Luiz
title Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
title_short Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
title_full Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
title_fullStr Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um Serious Game Aplicado ao Ensino de Química Orgânica
title_sort desenvolvimento de um serious game aplicado ao ensino de química orgânica
title_alt
publishDate 2018
url http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018/paper/view/3118/393
http://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018/paper/view/3118
_version_ 1703208600195825664
score 10,966579