Estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação (2016-2019): uma análise acerca das políticas de CTI voltadas à internacionalização da educação superior
Esta pesquisa é parte de um projeto CNPq/Universal (2014) intitulado “Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial” . A temática está inserida na área da internacionalização da Educação Superior. E o objetivo aqui proposto é identificar e analisar...
Publicado no: | XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR |
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Principais autores: | FACIN DE BORTOLI, ARTHUR, RUBIN OLIVEIRA, MARLIZE, PEZARICO, GIOVANNA |
Formato: | Trabalho Apresentado em Evento |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/paper/view/89 |
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Resumo: |
Esta pesquisa é parte de um projeto CNPq/Universal (2014) intitulado “Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial” . A temática está inserida na área da internacionalização da Educação Superior. E o objetivo aqui proposto é identificar e analisar políticas de ciência e tecnologia tendo como foco de análise perspectiva a internacionalização. As análises tem como escopo teórico os conceitos de globalização e racionalidade técnico-instrumental. Para tanto, utiliza-se dos conceitos de Hélgio Trindade (2013). Pertinente a metodologia, é feita uma análise de conteúdo do documento “Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação 2016-2019” do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Utilizando-se da técnica de categorização de Bardin (2011), as categorias que emergiram no processo de análise foram “Competição”, “Cooperação” e “Foco Global”. Nas análises possível foi verificar que a cooperação internacional é tratada como sendo de grande importância para que se “multiplique o conhecimento adquirido”. Os avanços do país e o alcance do patamar “global”, em termos competitivos, são colocados como metas, em função da aplicação das novas tecnologias e conhecimentos produzidos em âmbito científico, na sociedade. O Documento aponta a necessidade de internacionalização, onde se afirma ser possível alcançar um posto entre as nações mais desenvolvidas no que tange a CT&I, se forem seguidas as disposições e estratégias presentes no Documento. Todavia, atenta-se para que se pense também nas soluções de problemas locais, e que se criem modelos próprios para tal. |
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