GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL

Este artigo apresenta-se como uma tentativa de demarcação conceitual da temática conhecida como gestão do conhecimento (GC). Longe de almejar propor uma solução definitiva ou um modelo acabado, espera-se contribuir para um melhor entendimento da área. Propõe-se um mapeamento conceitual integrativo a...

ver descrição completa

Principais autores: Alvarenga Neto, Rivadávia C. D. de, Barbosa, Ricardo Rodrigues
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/100
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-100
recordtype ojs
spelling peri-article-1002015-08-10T18:58:19Z GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL Alvarenga Neto, Rivadávia C. D. de Barbosa, Ricardo Rodrigues Este artigo apresenta-se como uma tentativa de demarcação conceitual da temática conhecida como gestão do conhecimento (GC). Longe de almejar propor uma solução definitiva ou um modelo acabado, espera-se contribuir para um melhor entendimento da área. Propõe-se um mapeamento conceitual integrativo adaptado daquele originalmente proposto por CHOO (1998), o qual se associa à idéia de contexto capacitante e às várias abordagens e ferramentas gerenciais - metaforicamente denominadas de “guarda chuva conceitual da GC”. Essas abordagens e ferramentas, interligadas, contribuem para a construção de um marco teórico-conceitual abrangente que se apresenta como um ponto de partida para um melhor entendimento da GC. Para a consecução de tal fim, relatar-se-ão estudos de casos realizados em três organizações atuantes no Brasil. As conclusões sugerem que não se gerencia o conhecimento, apenas se promove ou se estimula o conhecimento através da criação de um contexto organizacional favorável. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-11-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/100 10.3895/S1808-04482006000300001 Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 3 (2006) 1808-0448 10.3895/S1808-044820060003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/100/97 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Alvarenga Neto, Rivadávia C. D. de
Barbosa, Ricardo Rodrigues
spellingShingle Alvarenga Neto, Rivadávia C. D. de
Barbosa, Ricardo Rodrigues
GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
author_sort Alvarenga Neto, Rivadávia C. D. de
title GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
title_short GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
title_full GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
title_fullStr GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
title_full_unstemmed GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO: PROPOSTA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL
title_sort gestÃo estratÉgica do conhecimento no contexto organizacional brasileiro: proposta de mapeamento conceitual
description Este artigo apresenta-se como uma tentativa de demarcação conceitual da temática conhecida como gestão do conhecimento (GC). Longe de almejar propor uma solução definitiva ou um modelo acabado, espera-se contribuir para um melhor entendimento da área. Propõe-se um mapeamento conceitual integrativo adaptado daquele originalmente proposto por CHOO (1998), o qual se associa à idéia de contexto capacitante e às várias abordagens e ferramentas gerenciais - metaforicamente denominadas de “guarda chuva conceitual da GC”. Essas abordagens e ferramentas, interligadas, contribuem para a construção de um marco teórico-conceitual abrangente que se apresenta como um ponto de partida para um melhor entendimento da GC. Para a consecução de tal fim, relatar-se-ão estudos de casos realizados em três organizações atuantes no Brasil. As conclusões sugerem que não se gerencia o conhecimento, apenas se promove ou se estimula o conhecimento através da criação de um contexto organizacional favorável.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2006
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/100
_version_ 1805291576688115712
score 10,814766