Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável

Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibi...

ver descrição completa

Principais autores: Ceron, Camila Garbelini da Silva, Koga, Thais Maya, Borssoi, Adriana Helena, Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10007
recordtype ojs
spelling peri-article-100072019-10-15T17:30:47Z Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável Ceron, Camila Garbelini da Silva Koga, Thais Maya Borssoi, Adriana Helena Silva, Karina Alessandra Pessôa da Ciências Exatas e da Terra / Matemática Antecipação; Educação Matemática; Empreendedorismo Sustentável; Modelagem Matemática Educação Matemática: Modelagem Matemática Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibilidade de aproximação de conteúdos matemáticos com conceitos de empreendedorismo, além de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade com a reciclagem de rejeitos. Após revisão bibliográfica, a análise de dados coletados pelas autoras se deu de forma interpretativa à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, empreendedorismo sustentável e antecipação de soluções. Podemos inferir que, com pouco investimento em rejeitos é possível desenvolver um produto lucrativo e de fácil comercialização, além de abordar conteúdos matemáticos para seu encaminhamento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007 10.3895/etr.v3n1.10007 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 21-36 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007/6346 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ceron, Camila Garbelini da Silva
Koga, Thais Maya
Borssoi, Adriana Helena
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
spellingShingle Ceron, Camila Garbelini da Silva
Koga, Thais Maya
Borssoi, Adriana Helena
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
author_sort Ceron, Camila Garbelini da Silva
title Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
title_short Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
title_full Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
title_fullStr Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
title_full_unstemmed Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
title_sort bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
description Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibilidade de aproximação de conteúdos matemáticos com conceitos de empreendedorismo, além de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade com a reciclagem de rejeitos. Após revisão bibliográfica, a análise de dados coletados pelas autoras se deu de forma interpretativa à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, empreendedorismo sustentável e antecipação de soluções. Podemos inferir que, com pouco investimento em rejeitos é possível desenvolver um produto lucrativo e de fácil comercialização, além de abordar conteúdos matemáticos para seu encaminhamento.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007
_version_ 1805295284983431168
score 10,814766