Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável
Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibi...
Principais autores: | Ceron, Camila Garbelini da Silva, Koga, Thais Maya, Borssoi, Adriana Helena, Silva, Karina Alessandra Pessôa da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10007 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-100072019-10-15T17:30:47Z Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável Ceron, Camila Garbelini da Silva Koga, Thais Maya Borssoi, Adriana Helena Silva, Karina Alessandra Pessôa da Ciências Exatas e da Terra / Matemática Antecipação; Educação Matemática; Empreendedorismo Sustentável; Modelagem Matemática Educação Matemática: Modelagem Matemática Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibilidade de aproximação de conteúdos matemáticos com conceitos de empreendedorismo, além de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade com a reciclagem de rejeitos. Após revisão bibliográfica, a análise de dados coletados pelas autoras se deu de forma interpretativa à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, empreendedorismo sustentável e antecipação de soluções. Podemos inferir que, com pouco investimento em rejeitos é possível desenvolver um produto lucrativo e de fácil comercialização, além de abordar conteúdos matemáticos para seu encaminhamento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007 10.3895/etr.v3n1.10007 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 21-36 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007/6346 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ceron, Camila Garbelini da Silva Koga, Thais Maya Borssoi, Adriana Helena Silva, Karina Alessandra Pessôa da |
spellingShingle |
Ceron, Camila Garbelini da Silva Koga, Thais Maya Borssoi, Adriana Helena Silva, Karina Alessandra Pessôa da Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
author_sort |
Ceron, Camila Garbelini da Silva |
title |
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
title_short |
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
title_full |
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
title_fullStr |
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
title_full_unstemmed |
Bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
title_sort |
bolachas de casca de laranja: uma atividade de modelagem matemática e empreendedorismo sustentável |
description |
Neste artigo, apresentamos uma proposta de atividade, bem como a resolução por antecipação pelas autoras, destinada a professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta desenvolvida em aula de Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática buscou verificar a possibilidade de aproximação de conteúdos matemáticos com conceitos de empreendedorismo, além de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade com a reciclagem de rejeitos. Após revisão bibliográfica, a análise de dados coletados pelas autoras se deu de forma interpretativa à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática, empreendedorismo sustentável e antecipação de soluções. Podemos inferir que, com pouco investimento em rejeitos é possível desenvolver um produto lucrativo e de fácil comercialização, além de abordar conteúdos matemáticos para seu encaminhamento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10007 |
_version_ |
1805295284983431168 |
score |
10,814766 |