Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software
Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estru...
Principais autores: | Lourenço, Gisele Caroline Urbano, Oliveira, Mariana, Becker, Steffi Aline Stark, Tenório, Nelson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10041 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10041 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-100412020-06-25T18:03:44Z Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software Lourenço, Gisele Caroline Urbano Oliveira, Mariana Becker, Steffi Aline Stark Tenório, Nelson 6.02.00.00-6 Organização; Gestão do Conhecimento; Tecnologia da Informação; Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estruturar os produtos do conhecimento. No entanto, tais produtos do conhecimento necessitam de medidas, métricas e indicadores para verificar a importância para a organização. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software que utilizam processos da GC. Assim, realizou-se entrevistas semiestruturadas com três gerentes de projeto do setor de software. Os resultados apontaram para três achados: reconhecimento da importância e desejo de utilização de métricas e indicadores acerca dos produtos do conhecimento, monitoração dos produtos do conhecimento e benefícios a longo prazo da utilização dos produtos do conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2020-06-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10041 10.3895/rts.v16n42.10041 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 243-259 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 243-259 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10041/7508 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lourenço, Gisele Caroline Urbano Oliveira, Mariana Becker, Steffi Aline Stark Tenório, Nelson |
spellingShingle |
Lourenço, Gisele Caroline Urbano Oliveira, Mariana Becker, Steffi Aline Stark Tenório, Nelson Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
author_sort |
Lourenço, Gisele Caroline Urbano |
title |
Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
title_short |
Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
title_full |
Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
title_fullStr |
Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
title_sort |
uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software |
description |
Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estruturar os produtos do conhecimento. No entanto, tais produtos do conhecimento necessitam de medidas, métricas e indicadores para verificar a importância para a organização. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software que utilizam processos da GC. Assim, realizou-se entrevistas semiestruturadas com três gerentes de projeto do setor de software. Os resultados apontaram para três achados: reconhecimento da importância e desejo de utilização de métricas e indicadores acerca dos produtos do conhecimento, monitoração dos produtos do conhecimento e benefícios a longo prazo da utilização dos produtos do conhecimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10041 |
_version_ |
1805449701603934208 |
score |
10,814766 |