Economia criativa no universo das startups

A economia criativa e as startups estão em expansão por todo o mundo, promovendo o desenvolvimento social, movimentando a economia e gerando empregos. Apesar de ambos terem como força-motriz o empreendedorismo, a inovação e a criatividade, é possível, sob aspectos conceituais, que uma startup seja d...

ver descrição completa

Principais autores: Bernard, André Peressoni, Teixeira, Clarissa Stefani
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10079
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10079
recordtype ojs
spelling peri-article-100792020-05-06T11:04:49Z Economia criativa no universo das startups Bernard, André Peressoni Teixeira, Clarissa Stefani 6.02.01.00-2 economia criativa; indústria criativa; startups; inovação; empreendedorismo. A economia criativa e as startups estão em expansão por todo o mundo, promovendo o desenvolvimento social, movimentando a economia e gerando empregos. Apesar de ambos terem como força-motriz o empreendedorismo, a inovação e a criatividade, é possível, sob aspectos conceituais, que uma startup seja da economia criativa? Mais do que na teoria, existe atualmente um mercado de startups de economia criativa? Este artigo faz uma revisão da literatura e do estado da arte da economia criativa e startups, com foco teórico-prático. Como resultado, demonstra que os conceitos podem, e são, trabalhados em conjunto, visto que o mercado de startups de economia criativa está em ascensão.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina 2020-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10079 10.3895/rts.v16n40.10079 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-12 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-12 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n40 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10079/7411 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bernard, André Peressoni
Teixeira, Clarissa Stefani
spellingShingle Bernard, André Peressoni
Teixeira, Clarissa Stefani
Economia criativa no universo das startups
author_sort Bernard, André Peressoni
title Economia criativa no universo das startups
title_short Economia criativa no universo das startups
title_full Economia criativa no universo das startups
title_fullStr Economia criativa no universo das startups
title_full_unstemmed Economia criativa no universo das startups
title_sort economia criativa no universo das startups
description A economia criativa e as startups estão em expansão por todo o mundo, promovendo o desenvolvimento social, movimentando a economia e gerando empregos. Apesar de ambos terem como força-motriz o empreendedorismo, a inovação e a criatividade, é possível, sob aspectos conceituais, que uma startup seja da economia criativa? Mais do que na teoria, existe atualmente um mercado de startups de economia criativa? Este artigo faz uma revisão da literatura e do estado da arte da economia criativa e startups, com foco teórico-prático. Como resultado, demonstra que os conceitos podem, e são, trabalhados em conjunto, visto que o mercado de startups de economia criativa está em ascensão. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10079
_version_ 1805449606159400960
score 10,814766