A vermicompostagem como temática para a promoção da alfabetização científica
Este artigo faz uma análise qualitativa de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Fundamental, elaborada com o tema vermicompostagem para promover a Alfabetização Científica (AC). A SD é uma metodologia de ensino organizada e aplicada de forma a facilitar a aprendizagem. A AC é um processo contín...
Principais autores: | Torezin, Aline Ferreira, Kaick, Tamara Simone van |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10199 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo faz uma análise qualitativa de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Fundamental, elaborada com o tema vermicompostagem para promover a Alfabetização Científica (AC). A SD é uma metodologia de ensino organizada e aplicada de forma a facilitar a aprendizagem. A AC é um processo contínuo de compreensão e aplicação de significados e conceitos científicos. A vermicompostagem é a reciclagem da matéria orgânica resultante da ação de minhocas e microrganismos, que foi aplicada na SD para a promoção do processo de investigação e da AC. Os alunos registraram os conteúdos assimilados durante a SD em diários de bordo, que foram analisados à luz dos 10 indicadores de AC propostos por Sasseron (2008). Os resultados da frequência dos indicadores foi: alta - para levantamento de dados; média - para estruturação do pensamento; baixa - para estabelecendo relações, sendo este último o elemento que deveria ser melhor trabalhado pelo ensino. |
---|