Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado
O presente artigo apresenta compreensões sobre as marcas históricas que sustentam o ensino de Ciência e Tecnologias nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Optou-se por seguir a elaboração de uma re-visão da trajetória da Prática de Ciência e Tecnologias (CT) na referida rede, no...
Principais autores: | Simeão, Manuelle Pereira da Costa, Mocrosky, Luciane Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10260 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10260 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-102602022-10-18T23:53:41Z Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado Science and technology practice in the municipal education network of Curitiba: re-visiting the historicity of the researched Simeão, Manuelle Pereira da Costa Mocrosky, Luciane Ferreira 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação Ensino de Ciência e Tecnologia; Ensino Fundamental; Anos iniciais; Educação em Tempo Integral Teaching Science and Technology; Elementary School; Early years; Integral Education O presente artigo apresenta compreensões sobre as marcas históricas que sustentam o ensino de Ciência e Tecnologias nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Optou-se por seguir a elaboração de uma re-visão da trajetória da Prática de Ciência e Tecnologias (CT) na referida rede, no contexto da educação em tempo integral. Entende-se que (re)conhecer os caminhos já trilhados pode favorecer a ação pedagógica pela compreensão de modos de conceber esse ensino, de maneira a contribuir com a alfabetização científica das crianças. Do estudo realizado com os documentos orientadores para a educação em tempo integral, bem como, currículo de Ciências, políticas públicas de implantação e efetivação da prática e de autores que estudaram o tema, constatou-se que as práticas de Ciência e Tecnologias na RME de Curitiba encontra-se imersa em um processo dinâmico e de constante (re)elaboração sobre conhecimento científico e tecnológico e tudo o que ele envolve. Muitas das mudanças ocorrem a cada nova gestão, o que poderia implicar em descontinuidade se não fosse a prevalência da equipe pedagógica. Do explícito sobre o CT como prática educativa, as marcas históricas vêm apontando a alfabetização científica e tecnológica como o traço do ensino de Ciências nos anos iniciais. This article presents understandings about the historical marks that underpin the teaching of Science and Technology in the initial years of the Municipal Education Network of Curitiba. It was decided to follow a path of elaborating a re-vision of the trajectory of the Science and Technology (TC) in this network, in the context of full-time education. It is understood that (re) knowing the paths already traced can favor pedagogical action by understanding ways of conceiving this teaching, so as to contribute to children's scientific literacy. From the study carried out with the guidance documents for full-time education, as well as curriculum of Sciences, public policies of implementation and effectiveness of the practice and authors who studied the theme, it was verified that the Science and Technology Practice in RME de Curitiba is immersed in a dynamic process of constant (re)elaboration on scientific and technological knowledge and everything that it involves. Many of the changes occur with each new management, which could imply in discontinuity if it were not the prevalence of the pedagogical team. From the explicit about TC as an educational practice, historical marks have been pointing to scientific and technological literacy as the trait of Science Teaching in the early years. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático pesquisa qualitativa, na abordagem fenomenológica, análise de documentos application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10260 10.3895/actio.v4n3.10260 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 92-109 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 92-109 2525-8923 10.3895/actio.v4n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10260/7014 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10260/7321 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Simeão, Manuelle Pereira da Costa Mocrosky, Luciane Ferreira |
spellingShingle |
Simeão, Manuelle Pereira da Costa Mocrosky, Luciane Ferreira Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
author_sort |
Simeão, Manuelle Pereira da Costa |
title |
Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
title_short |
Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
title_full |
Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
title_fullStr |
Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
title_full_unstemmed |
Prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de Curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
title_sort |
prática de ciência e tecnologias na rede municipal de ensino de curitiba: re-visitando a historicidade do pesquisado |
description |
O presente artigo apresenta compreensões sobre as marcas históricas que sustentam o ensino de Ciência e Tecnologias nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Optou-se por seguir a elaboração de uma re-visão da trajetória da Prática de Ciência e Tecnologias (CT) na referida rede, no contexto da educação em tempo integral. Entende-se que (re)conhecer os caminhos já trilhados pode favorecer a ação pedagógica pela compreensão de modos de conceber esse ensino, de maneira a contribuir com a alfabetização científica das crianças. Do estudo realizado com os documentos orientadores para a educação em tempo integral, bem como, currículo de Ciências, políticas públicas de implantação e efetivação da prática e de autores que estudaram o tema, constatou-se que as práticas de Ciência e Tecnologias na RME de Curitiba encontra-se imersa em um processo dinâmico e de constante (re)elaboração sobre conhecimento científico e tecnológico e tudo o que ele envolve. Muitas das mudanças ocorrem a cada nova gestão, o que poderia implicar em descontinuidade se não fosse a prevalência da equipe pedagógica. Do explícito sobre o CT como prática educativa, as marcas históricas vêm apontando a alfabetização científica e tecnológica como o traço do ensino de Ciências nos anos iniciais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10260 |
_version_ |
1805450609273339904 |
score |
10,814766 |