Ciência-tecnologia-sociedade: dos fundamentos histórico-ontológicos aos princípios analíticos

O presente estudo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo passar em revista os sentidos e perspectivas das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, com a finalidade de caracterizar e sintetizar princípios teórico-analíticos do campo CTS. Tomou-se, como fio condutor, uma reflexão co...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Loryne Viana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10324
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente estudo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo passar em revista os sentidos e perspectivas das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, com a finalidade de caracterizar e sintetizar princípios teórico-analíticos do campo CTS. Tomou-se, como fio condutor, uma reflexão conceitual e histórica sobre o que sejam tais relações e como foram encaradas ao longo do tempo. Para tanto, procedeu-se à caracterização destas relações na Idade Antiga, com o surgimento da técnica e sua dimensão ontológica, na qual as relações entre CTS eram elididas por uma compreensão, sobretudo de ascendência platônica – para qual a técnica e em algum sentido, a tecnologia, seriam inferiores ao saber teórico. Em seguida, na modernidade, quando o desenvolvimento destas percepções institui o paradigma da ciência moderna, autônoma, livre de valores e neutra; para então situar a emergência dos Estudos Sociais sobre Ciência e Tecnologia, percorrendo o pensamento de Robert Merton, Thomas Kuhn e outros. Analisa-se, em seguida, os pressupostos teóricos do Programa Forte da Sociologia do Conhecimento, seminais para o Programa Empírico do Relativismo e para a Construção Social da Tecnologia. O artigo finaliza apresentando o que há de estrutural na reflexão empreendida desde os Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, isto é, seus princípios teórico-analíticos.