Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do...
Principais autores: | Felício, Helena Maria dos Santos, Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10436 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-104362022-10-20T20:06:41Z Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas Felício, Helena Maria dos Santos Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da Ciências Humanas; Educação; Currículo; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular e Currículo; Poder; Formação de Professores Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder na construção dos mesmos, para além de discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos metodológicos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada, com o presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com o coordenador do curso, no sentido de conhecer e indagar o alcance das propostas curriculares de tais projetos. A partir do tratamento das informações coligidas, foi construído o percurso delineado na construção de projeto político pedagógico, destacando como essas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente, aos acadêmicos, fatos pontuais que foram evidenciados durante a pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-08-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436 10.3895/rtr.v5n0.10436 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436/7737 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Felício, Helena Maria dos Santos Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da |
spellingShingle |
Felício, Helena Maria dos Santos Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
author_sort |
Felício, Helena Maria dos Santos |
title |
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
title_short |
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
title_full |
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
title_fullStr |
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
title_full_unstemmed |
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas |
title_sort |
alterações curriculares do curso de pedagogia: a experiência da universidade federal de alfenas |
description |
Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder na construção dos mesmos, para além de discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos metodológicos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada, com o presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com o coordenador do curso, no sentido de conhecer e indagar o alcance das propostas curriculares de tais projetos. A partir do tratamento das informações coligidas, foi construído o percurso delineado na construção de projeto político pedagógico, destacando como essas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente, aos acadêmicos, fatos pontuais que foram evidenciados durante a pesquisa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436 |
_version_ |
1805450342190546944 |
score |
10,814766 |