Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas

Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do...

ver descrição completa

Principais autores: Felício, Helena Maria dos Santos, Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10436
recordtype ojs
spelling peri-article-104362022-10-20T20:06:41Z Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas Felício, Helena Maria dos Santos Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da Ciências Humanas; Educação; Currículo; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular e Currículo; Poder; Formação de Professores Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder na construção dos mesmos, para além de discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos metodológicos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada, com o presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com o coordenador do curso, no sentido de conhecer e indagar o alcance das propostas curriculares de tais projetos. A partir do tratamento das informações coligidas, foi construído o percurso delineado na construção de projeto político pedagógico, destacando como essas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente, aos acadêmicos, fatos pontuais que foram evidenciados durante a pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-08-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436 10.3895/rtr.v5n0.10436 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436/7737 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Felício, Helena Maria dos Santos
Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da
spellingShingle Felício, Helena Maria dos Santos
Silveira, Vanja Myra Barroso Vieira da
Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
author_sort Felício, Helena Maria dos Santos
title Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
title_short Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
title_full Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
title_fullStr Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
title_full_unstemmed Alterações curriculares do curso de Pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas
title_sort alterações curriculares do curso de pedagogia: a experiência da universidade federal de alfenas
description Este trabalho objetiva descrever os fatores que provocaram as alterações curriculares dos Projetos Político Pedagógicos do Curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Para tanto, foi necessário compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder na construção dos mesmos, para além de discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos metodológicos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada, com o presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com o coordenador do curso, no sentido de conhecer e indagar o alcance das propostas curriculares de tais projetos. A partir do tratamento das informações coligidas, foi construído o percurso delineado na construção de projeto político pedagógico, destacando como essas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente, aos acadêmicos, fatos pontuais que foram evidenciados durante a pesquisa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10436
_version_ 1805450342190546944
score 10,814766