Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alu...
Principais autores: | Niederauer, Carina Maria Melchiors, Dal Pozzo, Daniela Fátima |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10547 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-105472020-10-27T17:47:26Z Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua Niederauer, Carina Maria Melchiors Dal Pozzo, Daniela Fátima 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes 8.01.00.00-7 Lingüística Ensino de língua; Leitura; Escrita Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alunos da Educação Básica. Para atingir esse objetivo, primeiramente é feita uma revisão de alguns aspectos do processo de ensino de língua no Brasil; em seguida, faz-se uma revisão teórica de outros conceitos saussurianos, tais como: língua, linguagem, signo e arbitrariedade; e, por fim, apresenta-se uma possibilidade de ensino de língua, voltada à constituição de sentido, a partir desses conceitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547 10.3895/rl.v21n34.10547 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547/6885 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Niederauer, Carina Maria Melchiors Dal Pozzo, Daniela Fátima |
spellingShingle |
Niederauer, Carina Maria Melchiors Dal Pozzo, Daniela Fátima Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
author_sort |
Niederauer, Carina Maria Melchiors |
title |
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
title_short |
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
title_full |
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
title_fullStr |
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
title_full_unstemmed |
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
title_sort |
valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua |
description |
Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alunos da Educação Básica. Para atingir esse objetivo, primeiramente é feita uma revisão de alguns aspectos do processo de ensino de língua no Brasil; em seguida, faz-se uma revisão teórica de outros conceitos saussurianos, tais como: língua, linguagem, signo e arbitrariedade; e, por fim, apresenta-se uma possibilidade de ensino de língua, voltada à constituição de sentido, a partir desses conceitos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547 |
_version_ |
1805449457052942336 |
score |
10,814766 |