Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua

Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alu...

ver descrição completa

Principais autores: Niederauer, Carina Maria Melchiors, Dal Pozzo, Daniela Fátima
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10547
recordtype ojs
spelling peri-article-105472020-10-27T17:47:26Z Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua Niederauer, Carina Maria Melchiors Dal Pozzo, Daniela Fátima 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes 8.01.00.00-7 Lingüística Ensino de língua; Leitura; Escrita Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alunos da Educação Básica. Para atingir esse objetivo, primeiramente é feita uma revisão de alguns aspectos do processo de ensino de língua no Brasil; em seguida, faz-se uma revisão teórica de outros conceitos saussurianos, tais como: língua, linguagem, signo e arbitrariedade; e, por fim, apresenta-se uma possibilidade de ensino de língua, voltada à constituição de sentido, a partir desses conceitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547 10.3895/rl.v21n34.10547 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547/6885 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Niederauer, Carina Maria Melchiors
Dal Pozzo, Daniela Fátima
spellingShingle Niederauer, Carina Maria Melchiors
Dal Pozzo, Daniela Fátima
Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
author_sort Niederauer, Carina Maria Melchiors
title Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
title_short Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
title_full Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
title_fullStr Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
title_full_unstemmed Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
title_sort valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
description Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alunos da Educação Básica. Para atingir esse objetivo, primeiramente é feita uma revisão de alguns aspectos do processo de ensino de língua no Brasil; em seguida, faz-se uma revisão teórica de outros conceitos saussurianos, tais como: língua, linguagem, signo e arbitrariedade; e, por fim, apresenta-se uma possibilidade de ensino de língua, voltada à constituição de sentido, a partir desses conceitos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10547
_version_ 1805449457052942336
score 10,814766