Greenwashing: planejamento estratégico de como enganar o consumidor que pretende ser sustentável (comparativo 2017/2018)
Como objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos s...
Principais autores: | Filho, Edelvino Razzolini, Leinig, Adriana Goelzer |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579 |
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peri-article-105792019-12-27T17:31:12Z Greenwashing: planejamento estratégico de como enganar o consumidor que pretende ser sustentável (comparativo 2017/2018) Filho, Edelvino Razzolini Leinig, Adriana Goelzer Planejamento estratégico de marketing; Ciência da Informação; Gestão Ambiental Informação; Sustentabilidade; Estratégia empresarial; Meio ambiente Como objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos sobre o ponto de vista às preocupações ambientais, visando agregar valor à imagem empresarial para conquistar e consumidores, criar vantagem e destaque competitivo. O estudo utilizou uma pesquisa exploratória, qualitativa e pesquisa (survey) de cota intencional, realizada junto a estudantes universitários, sua proposta representa uma identificação das informações mais observadas das questões inerentes ao greenwashing. Pode-se observar o aumento de empresas que se autodeclaram “verdes”, crescimento de embalagens de produtos que trazem informações relacionadas a uma postura ambiental. Constata-se ainda, que o consumidor brasileiro pouco percebe os apelos nas embalagens dos produtos e a grande maioria não questiona a veracidade das informações, e que os dados apresentados pela pesquisa, demonstram, pouca diferença comportamental. Mesmo com o surgimento de iniciativas inibidoras das práticas de greenwashing, ainda se faz necessária um aprofundamento e maiores questionamentos sobre o assunto, assim como uma maior percepção dos consumidores quanto a existência de práticas enganosas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-12-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579 10.3895/rbpd.v8n3.10579 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 8, n. 3 (2019); 382-401 2317-2363 10.3895/rbpd.v8n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579/6869 Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Como objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos sobre o ponto de vista às preocupações ambientais, visando agregar valor à imagem empresarial para conquistar e consumidores, criar vantagem e destaque competitivo. O estudo utilizou uma pesquisa exploratória, qualitativa e pesquisa (survey) de cota intencional, realizada junto a estudantes universitários, sua proposta representa uma identificação das informações mais observadas das questões inerentes ao greenwashing. Pode-se observar o aumento de empresas que se autodeclaram “verdes”, crescimento de embalagens de produtos que trazem informações relacionadas a uma postura ambiental. Constata-se ainda, que o consumidor brasileiro pouco percebe os apelos nas embalagens dos produtos e a grande maioria não questiona a veracidade das informações, e que os dados apresentados pela pesquisa, demonstram, pouca diferença comportamental. Mesmo com o surgimento de iniciativas inibidoras das práticas de greenwashing, ainda se faz necessária um aprofundamento e maiores questionamentos sobre o assunto, assim como uma maior percepção dos consumidores quanto a existência de práticas enganosas. |
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