O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar

Este artigo tem como objetivo investigar quais os efeitos imediatos da articulação entre a História da Matemática e a Etnomatemática na realização de uma proposta de ensino, voltada a estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi realizada com dezoito estudantes de uma escola pública da...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Juliana Batista Pereira dos, Lara, Isabel Cristina Machado de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10589
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10589
recordtype ojs
spelling peri-article-105892022-10-18T23:53:44Z O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar The multiplication algorithm: possibilities of different forms of mathematizing Santos, Juliana Batista Pereira dos Lara, Isabel Cristina Machado de 7.08.00.00-6 Educação - 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem História da Matemática; Etnomatemática; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Multiplicação History of Mathematics; Ethnomathematics; Early Years; Elementary education; Multiplication Este artigo tem como objetivo investigar quais os efeitos imediatos da articulação entre a História da Matemática e a Etnomatemática na realização de uma proposta de ensino, voltada a estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi realizada com dezoito estudantes de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, RS, e abordou o ensino da multiplicação. Os dados foram obtidos a partir de um questionário, com nove questões de respostas abertas, aplicado aos estudantes após realização da proposta. Para analisar os resultados obtidos utilizou-se como método a análise genealógica discursiva, adotando-se como ferramentas analíticas os escritos de Michel Foucault, em especial sobre os conceitos de poder e saber, e de Ludwig Wittgenstein, sobre jogos de linguagem e semelhanças de família. Evidencia-se que, por meio da proposta de ensino, os estudantes: sentiram-se motivados a aprender outras formas para a realização do produto; conheceram outros modos de matematizar; reforçaram sua aprendizagem sobre o algoritmo da multiplicação em seus jogos de linguagem escolares. Além disso, mostra-se que as atividades realizadas ao longo da proposta de ensino possibilitaram aos estudantes: conhecer outras formas de matematizar, através de jogos de linguagens com suas regras específicas; rever aspectos relativos ao algoritmo da multiplicação ensinado nas escolas; além de refletir acerca das vantagens que outros jogos de linguagem têm sobre o jogo de linguagem da Matemática Escolar e vice-versa. This article aims to investigate the immediate effects of the articulation between the History of Mathematics and Ethnomathematics in the realization of a teaching proposal, focused on at 5th grade students. The proposal was made with eighteen students from a public school in the city of Porto Alegre, RS, and approached the teaching of multiplication. Data were obtained from a questionnaire with nine open-ended questions, applied to students after the proposal was made. In order to analyze the results, discursive genealogical analysis was used as method, using Michel Foucault's writings as analytical tools, in special on the concepts of power and knowledge, and Ludwig Wittgenstein, about language games and family similarities. It is evident that through the teaching proposal, the students: were motivated to learn other ways to produce the product; knew other ways to mathematize; reinforced their learning about the multiplication algorithm in their school language games. In addition, it is shown that the activities carried out throughout the teaching proposal allowed students to: know other forms of mathematization, through language games with their specific rules; review aspects related to the multiplication algorithm taught in schools; it also think about the advantages that other language games have over the School Math language game and conversely. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2019-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10589 10.3895/actio.v4n3.10589 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 629-651 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 629-651 2525-8923 10.3895/actio.v4n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10589/7050 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10589/7386 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Juliana Batista Pereira dos
Lara, Isabel Cristina Machado de
spellingShingle Santos, Juliana Batista Pereira dos
Lara, Isabel Cristina Machado de
O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
author_sort Santos, Juliana Batista Pereira dos
title O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
title_short O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
title_full O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
title_fullStr O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
title_full_unstemmed O algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
title_sort o algoritmo da multiplicação: possibilidades de diferentes formas de matematizar
description Este artigo tem como objetivo investigar quais os efeitos imediatos da articulação entre a História da Matemática e a Etnomatemática na realização de uma proposta de ensino, voltada a estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi realizada com dezoito estudantes de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, RS, e abordou o ensino da multiplicação. Os dados foram obtidos a partir de um questionário, com nove questões de respostas abertas, aplicado aos estudantes após realização da proposta. Para analisar os resultados obtidos utilizou-se como método a análise genealógica discursiva, adotando-se como ferramentas analíticas os escritos de Michel Foucault, em especial sobre os conceitos de poder e saber, e de Ludwig Wittgenstein, sobre jogos de linguagem e semelhanças de família. Evidencia-se que, por meio da proposta de ensino, os estudantes: sentiram-se motivados a aprender outras formas para a realização do produto; conheceram outros modos de matematizar; reforçaram sua aprendizagem sobre o algoritmo da multiplicação em seus jogos de linguagem escolares. Além disso, mostra-se que as atividades realizadas ao longo da proposta de ensino possibilitaram aos estudantes: conhecer outras formas de matematizar, através de jogos de linguagens com suas regras específicas; rever aspectos relativos ao algoritmo da multiplicação ensinado nas escolas; além de refletir acerca das vantagens que outros jogos de linguagem têm sobre o jogo de linguagem da Matemática Escolar e vice-versa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10589
_version_ 1805450618625589248
score 10,814766