INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: ANÁLISE DO CASO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO NORDESTE BRASILEIRO

Este artigo procurou caracterizar o processo de inovação em uma empresa de médio porte de serviço, no Nordeste brasileiro, identificando, a partir dessa análise, a existência de fatores internos favoráveis à inovação, as possíveis barreiras à atividade inovativa, e o tipo de inovação implementado. A...

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Principais autores: Roldan, Vivianne Pereira Salas, Cabral, Augusto Cézar de Aquino, Silva Filho, José Carlos Lázaro da, Santos, Sandra Maria dos, Pessoa, Maria Naiula Monteiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1064
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spelling peri-article-10642013-05-23T16:48:59Z INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: ANÁLISE DO CASO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO NORDESTE BRASILEIRO Roldan, Vivianne Pereira Salas Cabral, Augusto Cézar de Aquino Silva Filho, José Carlos Lázaro da Santos, Sandra Maria dos Pessoa, Maria Naiula Monteiro G Estratégica e Organizacional; Gestão da Inovação; Inovação em Serviços Este artigo procurou caracterizar o processo de inovação em uma empresa de médio porte de serviço, no Nordeste brasileiro, identificando, a partir dessa análise, a existência de fatores internos favoráveis à inovação, as possíveis barreiras à atividade inovativa, e o tipo de inovação implementado. Após uma revisão teórica sobre a inovação em serviços, os fatores favoráveis à inovação e suas barreiras, os autores realizaram um estudo exploratório, qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisa foi realizada numa empresa de médio porte de instalações industriais, situada no município de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Nos resultados, constatou-se a predominância da inovação organizacional. Como principais barreiras à atividade inovativa, identificou-se: 1) questões de natureza sistêmica: falta de um processo de inovação sistemático, inexistência da análise de cenários, perdas de possibilidades de parcerias com outras empresas e instituições de pesquisa, e dificuldade para captação de clientes; 2) gestão de pessoas: falta de reconhecimento do fator humano no processo de inovação, uma vez que a cultura organizacional não está voltada para a inovação; perda de pessoal qualificado. Como fatores internos favoráveis à inovação foram identificados: apoio da alta administração, estrutura organizacional simples e flexível, espaço de trabalho favorável ao clima criativo, competência técnica dos colaboradores, processos de seleção alinhados ao fomento de criatividade, capacidade de aprender e diversidade de perfis, e existência de mecanismos formais e informais para fomentar o aprendizado com clientes e fornecedores. A cultura da inovação não está consolidada, mas está em vias de ser implementada, pois a empresa está ligada a uma associação de desenvolvimento da inovação (GESTINNO).   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1064 10.3895/S1808-04482013000100001 Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1064/990 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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