Desafios na abordagem de conteúdos de física em curso de magistério

A abordagem de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental agrega problematizações que perpassam concepções educativas e aspectos curriculares e metodológicos, abrangendo questionamentos sobre processos formativos de docentes atuantes nessas modalidades. Nesse cenário, di...

ver descrição completa

Principais autores: dos Reis Barbosa, Daniel, Fragoso Filho, Gilberto Luiz, Sutil, Noemi, Machado, Marina de Lurdes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10714
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A abordagem de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental agrega problematizações que perpassam concepções educativas e aspectos curriculares e metodológicos, abrangendo questionamentos sobre processos formativos de docentes atuantes nessas modalidades. Nesse cenário, discutem-se, neste relato de experiência, desafios à abordagem de conteúdos de Física e sobre aprendizagem, a partir de ações desenvolvidas em um curso de Magistério de uma instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná, entre os meses de março a julho de 2019, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As ações propositivas e analíticas envolveram pressupostos de aprendizagem significativa e associados a suposições básicas em grupos vinculadas a resistência à aprendizagem. Nas atividades educacionais foram enfatizadas relações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais e entre atributos essenciais de conceitos, considerando os conhecimentos prévios dos discentes. Os dados analisados compreendem relatórios semanais elaborados por bolsistas do referido programa e documentos produzidos por discentes do curso de Magistério. Elementos de Análise de Conteúdo viabilizaram ações analíticas desse conjunto de dados. As análises apresentadas abrangem dois eixos: indícios de aprendizagem significativa de conteúdos de Física; disposição para aprender e suposições básicas. Verificaram-se indícios de aprendizagem significativa com estabelecimento de relações entre conteúdos de Física e aspectos de fenômenos e de situações e materiais cotidianos. As relações entre atributos essenciais de conceitos foram enfatizadas e reconhecidas por estudantes particularmente em ações com mapas conceituais, entretanto foram evidenciadas limitações nessa modalidade de associações. Aponta-se que as insuficiências de conexões entre conteúdos de Física e aspectos contextuais podem estar relacionadas com a falta de comprometimento de alguns estudantes nas atividades educacionais. No que se refere ao envolvimento em aprendizagem, destacam-se três episódios, em que se inferem suposições básicas de dependência, acasalamento e luta-fuga. Salienta-se que os embates entre residentes e discentes sobre aspectos de ensino e aprendizagem propiciaram oportunidades formativas docentes.