O uso da lousa digital no ensino médio
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola ca...
Principais autores: | Martos, Gabriela, Aihara, Apijã Yukio, Longhi, Richard, Cunha, Kauana Sandeski |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10789 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-107892022-10-18T23:53:48Z O uso da lousa digital no ensino médio Martos, Gabriela Aihara, Apijã Yukio Longhi, Richard Cunha, Kauana Sandeski Tecnologia Educacional Tecnologia; Ensino da Matemática; Formação Pedagógica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789 10.3895/actio.v1n1.10789 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789/7003 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Martos, Gabriela Aihara, Apijã Yukio Longhi, Richard Cunha, Kauana Sandeski |
spellingShingle |
Martos, Gabriela Aihara, Apijã Yukio Longhi, Richard Cunha, Kauana Sandeski O uso da lousa digital no ensino médio |
author_sort |
Martos, Gabriela |
title |
O uso da lousa digital no ensino médio |
title_short |
O uso da lousa digital no ensino médio |
title_full |
O uso da lousa digital no ensino médio |
title_fullStr |
O uso da lousa digital no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso da lousa digital no ensino médio |
title_sort |
o uso da lousa digital no ensino médio |
description |
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789 |
_version_ |
1805450882759786496 |
score |
10,814766 |