Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem

O ramo da perfumaria é muito conhecido no mundo, principalmente, em países onde os perfumes são amplamente comercializados internamente e externamente, pois fazem parte da geração de riquezas devido a serem usados em grande quantidade. Contudo, existe uma ausência do uso dessa temática no ensino e a...

ver descrição completa

Principais autores: Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de, Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva, Pauletti, Fabiana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10839
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10839
recordtype ojs
spelling peri-article-108392022-10-18T23:53:51Z Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Pauletti, Fabiana 1.06.00.00-0 Perfumes; Interdisciplinar; Experimentação; Ensino de Ciências e Matemática. O ramo da perfumaria é muito conhecido no mundo, principalmente, em países onde os perfumes são amplamente comercializados internamente e externamente, pois fazem parte da geração de riquezas devido a serem usados em grande quantidade. Contudo, existe uma ausência do uso dessa temática no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em específico nas ciências naturais. Esta pesquisa de caráter interdisciplinar tem como objetivo abordar a questão dos perfumes, a fim de interligar algumas áreas do conhecimento no Ensino Médio. Acreditamos também que a produção de perfumes pelos estudantes, através da experimentação, traz a importância do tema, pois descobrir os processos em torno de sua produção vai muito além da parte Química; podendo relacionar-se com outras áreas como História, Biologia e Matemática. A produção de perfume é um processo que começa longe da linha de produção de uma fábrica com a escolha do que irá originar o perfume, que pode ser de flores, raízes, cascas de árvores, folhas e, em seguida, extração do óleo essencial. Na fábrica, o perfumista prepara a fragrância para atingir determinado público, antes de colocar às matérias primas do perfume para reagir. Assim, nos valemos dessa temática para ensinar, por exemplo, sobre as funções orgânicas presentes nas substâncias que compõem o perfume. Somado a isso, foram trabalhados outros conteúdos das áreas do conhecimento de História, Biologia e Matemática, tais como: a origem do perfume desde a Antiguidade até atualmente; os receptores olfativos e a diferença do sentir o aroma por cada pessoa; e a proporcionalidade da “receita” do perfume para a produção de forma correta. Tudo isso, é uma oportunidade de envolver os estudantes com as problemáticas, bem como tratar destes temas interdisciplinares em torno dos perfumes, que normalmente são desenvolvidos de maneira individualizada. Desse modo, este trabalho trata sobre a prática de produção de perfumes em uma escola da rede pública do Paraná, no terceiro ano do ensino médio, avaliando as suas contribuições para um trabalho interdisciplinaridade. A metodologia empregada envolveu os Três Momentos Pedagógicos, que consistem em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, privilegiando a contextualização e a abordagem interdisciplinar destes conhecimentos científicos. Este projeto está sendo desenvolvido atualmente, e os resultados preliminares já mostram a viabilidade do trabalho interdisciplinar usando esta temática de produção do perfume, no qual vem despertando o interesse do estudante quanto aos conceitos científicos e pelo fato de poder aplicá-los em seu cotidiano. Inicialmente, houve resistência de alguns professores quanto ao trabalho interdisciplinar na escola, mas essa dificuldade tem sido superada com a interação constante com os professores envolvidos neste trabalho. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10839 10.3895/actio.v1n1.10839 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10839/6969 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Pauletti, Fabiana
spellingShingle Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Pauletti, Fabiana
Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
author_sort Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de
title Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
title_short Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
title_full Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
title_fullStr Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
title_sort perfume e os três momentos pedagógicos: uma possibilidade de ensino e aprendizagem
description O ramo da perfumaria é muito conhecido no mundo, principalmente, em países onde os perfumes são amplamente comercializados internamente e externamente, pois fazem parte da geração de riquezas devido a serem usados em grande quantidade. Contudo, existe uma ausência do uso dessa temática no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em específico nas ciências naturais. Esta pesquisa de caráter interdisciplinar tem como objetivo abordar a questão dos perfumes, a fim de interligar algumas áreas do conhecimento no Ensino Médio. Acreditamos também que a produção de perfumes pelos estudantes, através da experimentação, traz a importância do tema, pois descobrir os processos em torno de sua produção vai muito além da parte Química; podendo relacionar-se com outras áreas como História, Biologia e Matemática. A produção de perfume é um processo que começa longe da linha de produção de uma fábrica com a escolha do que irá originar o perfume, que pode ser de flores, raízes, cascas de árvores, folhas e, em seguida, extração do óleo essencial. Na fábrica, o perfumista prepara a fragrância para atingir determinado público, antes de colocar às matérias primas do perfume para reagir. Assim, nos valemos dessa temática para ensinar, por exemplo, sobre as funções orgânicas presentes nas substâncias que compõem o perfume. Somado a isso, foram trabalhados outros conteúdos das áreas do conhecimento de História, Biologia e Matemática, tais como: a origem do perfume desde a Antiguidade até atualmente; os receptores olfativos e a diferença do sentir o aroma por cada pessoa; e a proporcionalidade da “receita” do perfume para a produção de forma correta. Tudo isso, é uma oportunidade de envolver os estudantes com as problemáticas, bem como tratar destes temas interdisciplinares em torno dos perfumes, que normalmente são desenvolvidos de maneira individualizada. Desse modo, este trabalho trata sobre a prática de produção de perfumes em uma escola da rede pública do Paraná, no terceiro ano do ensino médio, avaliando as suas contribuições para um trabalho interdisciplinaridade. A metodologia empregada envolveu os Três Momentos Pedagógicos, que consistem em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, privilegiando a contextualização e a abordagem interdisciplinar destes conhecimentos científicos. Este projeto está sendo desenvolvido atualmente, e os resultados preliminares já mostram a viabilidade do trabalho interdisciplinar usando esta temática de produção do perfume, no qual vem despertando o interesse do estudante quanto aos conceitos científicos e pelo fato de poder aplicá-los em seu cotidiano. Inicialmente, houve resistência de alguns professores quanto ao trabalho interdisciplinar na escola, mas essa dificuldade tem sido superada com a interação constante com os professores envolvidos neste trabalho.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10839
_version_ 1805451165474750464
score 10,814766