Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico
O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Par...
Autor principal: | Rocha, Laís de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10856 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea. |
---|