Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência

Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios...

ver descrição completa

Principais autores: Morais, Keith Gabriella Flenik, Albon, Alfred James Dias, Borgo, Leonardo Antonio, Aksenen, Elisângela Zarpelon, Banin, Edna Sakon, de Oliveira, Luciana Schreiner
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10865
recordtype ojs
spelling peri-article-108652022-10-18T23:53:52Z Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner Matemática; Robótica. Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico. Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois  o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa  maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ Programa Residência Pedagógica) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 10.3895/actio.v1n1.10865 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865/6972 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Morais, Keith Gabriella Flenik
Albon, Alfred James Dias
Borgo, Leonardo Antonio
Aksenen, Elisângela Zarpelon
Banin, Edna Sakon
de Oliveira, Luciana Schreiner
spellingShingle Morais, Keith Gabriella Flenik
Albon, Alfred James Dias
Borgo, Leonardo Antonio
Aksenen, Elisângela Zarpelon
Banin, Edna Sakon
de Oliveira, Luciana Schreiner
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
author_sort Morais, Keith Gabriella Flenik
title Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
title_short Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
title_full Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
title_fullStr Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
title_full_unstemmed Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
title_sort escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
description Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois  o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa  maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865
_version_ 1805451025459445760
score 10,814766