Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios...
Principais autores: | Morais, Keith Gabriella Flenik, Albon, Alfred James Dias, Borgo, Leonardo Antonio, Aksenen, Elisângela Zarpelon, Banin, Edna Sakon, de Oliveira, Luciana Schreiner |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10865 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-108652022-10-18T23:53:52Z Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner Matemática; Robótica. Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico. Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ Programa Residência Pedagógica) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 10.3895/actio.v1n1.10865 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865/6972 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner |
spellingShingle |
Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
author_sort |
Morais, Keith Gabriella Flenik |
title |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_short |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_full |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_fullStr |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_full_unstemmed |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_sort |
escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
description |
Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 |
_version_ |
1805451025459445760 |
score |
10,814766 |