Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando...
Principais autores: | Theodoro, Cássia Corrêa, Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10899 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-108992022-10-18T23:53:54Z Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola Theodoro, Cássia Corrêa Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa 7.08.01.06-1 Psicologia Educacional Depressão; Educação inclusiva; Alunos. A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Relato de experiência application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899 10.3895/actio.v1n1.10899 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899/7002 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Theodoro, Cássia Corrêa Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa |
spellingShingle |
Theodoro, Cássia Corrêa Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
author_sort |
Theodoro, Cássia Corrêa |
title |
Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
title_short |
Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
title_full |
Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
title_fullStr |
Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
title_full_unstemmed |
Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
title_sort |
depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola |
description |
A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899 |
_version_ |
1805450631184384000 |
score |
10,814766 |