A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Fich...
Principais autores: | Santos, Anyelle Brito Leite, Moura, Camila Batista Gama, Cavalcanti, Tassia de Souza, Moura, Diego Luz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10928 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-109282022-10-18T23:23:03Z A representação da mulher nas músicas de Vaquejada Santos, Anyelle Brito Leite Moura, Camila Batista Gama Cavalcanti, Tassia de Souza Moura, Diego Luz Ciências humanas; Psicologia; psicologia social Gênero; Vaquejada; Música Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Ficha de Verificação de Relevância de Músicas para Vaquejada. A Ficha foi respondida por três especialistas. Foram incluídas as músicas consideradas por dois ou mais especialistas como de “muita” relação com a vaquejada, contabilizando 19 canções. As letras foram analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram criadas três categorias: (a mulher como objeto de entretenimento, a invisibilidade da mulher, a figura feminina romantizada). Conclui-se que as letras das músicas analisadas reproduzem determinados estereótipos do contexto social mais amplo, pontuando o corpo e a identidade das mulheres como objetos disponíveis aos desejos e o prazer masculino..PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Vaquejada. música. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928 10.3895/cgt.v13n42.10928 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 136-152 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928/7471 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Anyelle Brito Leite Moura, Camila Batista Gama Cavalcanti, Tassia de Souza Moura, Diego Luz |
spellingShingle |
Santos, Anyelle Brito Leite Moura, Camila Batista Gama Cavalcanti, Tassia de Souza Moura, Diego Luz A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
author_sort |
Santos, Anyelle Brito Leite |
title |
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
title_short |
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
title_full |
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
title_fullStr |
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
title_full_unstemmed |
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada |
title_sort |
representação da mulher nas músicas de vaquejada |
description |
Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Ficha de Verificação de Relevância de Músicas para Vaquejada. A Ficha foi respondida por três especialistas. Foram incluídas as músicas consideradas por dois ou mais especialistas como de “muita” relação com a vaquejada, contabilizando 19 canções. As letras foram analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram criadas três categorias: (a mulher como objeto de entretenimento, a invisibilidade da mulher, a figura feminina romantizada). Conclui-se que as letras das músicas analisadas reproduzem determinados estereótipos do contexto social mais amplo, pontuando o corpo e a identidade das mulheres como objetos disponíveis aos desejos e o prazer masculino..PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Vaquejada. música. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928 |
_version_ |
1805451658060103680 |
score |
10,814766 |