A representação da mulher nas músicas de Vaquejada

Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Fich...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Anyelle Brito Leite, Moura, Camila Batista Gama, Cavalcanti, Tassia de Souza, Moura, Diego Luz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10928
recordtype ojs
spelling peri-article-109282022-10-18T23:23:03Z A representação da mulher nas músicas de Vaquejada Santos, Anyelle Brito Leite Moura, Camila Batista Gama Cavalcanti, Tassia de Souza Moura, Diego Luz Ciências humanas; Psicologia; psicologia social Gênero; Vaquejada; Música Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Ficha de Verificação de Relevância de Músicas para Vaquejada. A Ficha foi respondida por três especialistas. Foram incluídas as músicas consideradas por dois ou mais especialistas como de “muita” relação com a vaquejada, contabilizando 19 canções. As letras foram analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram criadas três categorias: (a mulher como objeto de entretenimento, a invisibilidade da mulher, a figura feminina romantizada). Conclui-se que as letras das músicas analisadas reproduzem determinados estereótipos do contexto social mais amplo, pontuando o corpo e a identidade das mulheres como objetos disponíveis aos desejos e o prazer masculino..PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Vaquejada. música. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-07-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928 10.3895/cgt.v13n42.10928 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 13, n. 42 (2020); 136-152 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v13n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928/7471 Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Anyelle Brito Leite
Moura, Camila Batista Gama
Cavalcanti, Tassia de Souza
Moura, Diego Luz
spellingShingle Santos, Anyelle Brito Leite
Moura, Camila Batista Gama
Cavalcanti, Tassia de Souza
Moura, Diego Luz
A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
author_sort Santos, Anyelle Brito Leite
title A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
title_short A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
title_full A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
title_fullStr A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
title_full_unstemmed A representação da mulher nas músicas de Vaquejada
title_sort representação da mulher nas músicas de vaquejada
description Esse artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher em letras de músicas da vaquejada. A partir do site Vagalume® foram selecionadas as sessenta primeiras músicas do ranking, utilizando a palavra vaquejada no campo de busca da página. Para garantir a validade interna foi criada uma Ficha de Verificação de Relevância de Músicas para Vaquejada. A Ficha foi respondida por três especialistas. Foram incluídas as músicas consideradas por dois ou mais especialistas como de “muita” relação com a vaquejada, contabilizando 19 canções. As letras foram analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram criadas três categorias: (a mulher como objeto de entretenimento, a invisibilidade da mulher, a figura feminina romantizada). Conclui-se que as letras das músicas analisadas reproduzem determinados estereótipos do contexto social mais amplo, pontuando o corpo e a identidade das mulheres como objetos disponíveis aos desejos e o prazer masculino..PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Vaquejada. música.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/10928
_version_ 1805451658060103680
score 10,814766