ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE

O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo o...

ver descrição completa

Principais autores: Monteiro, Mariana Ribeiro, Machado, André Gustavo Carvalho
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1102
recordtype ojs
spelling peri-article-11022013-05-23T16:48:59Z ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho Gestão do conhecimento organizacional; Gestão da Inovação O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 10.3895/S1808-04482013000100010 Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102/999 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1102/132 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Monteiro, Mariana Ribeiro
Machado, André Gustavo Carvalho
spellingShingle Monteiro, Mariana Ribeiro
Machado, André Gustavo Carvalho
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
author_sort Monteiro, Mariana Ribeiro
title ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
title_short ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
title_full ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
title_sort estratÉgias de inovaÇÃo:estudo de casos em empresas do setor de software
description O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102
_version_ 1805291580567846912
score 10,814766