ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo o...
Principais autores: | Monteiro, Mariana Ribeiro, Machado, André Gustavo Carvalho |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1102 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-11022013-05-23T16:48:59Z ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho Gestão do conhecimento organizacional; Gestão da Inovação O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 10.3895/S1808-04482013000100010 Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102/999 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1102/132 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho |
spellingShingle |
Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
author_sort |
Monteiro, Mariana Ribeiro |
title |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_sort |
estratÉgias de inovaÇÃo:estudo de casos em empresas do setor de software |
description |
O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 |
_version_ |
1805291580567846912 |
score |
10,814766 |