Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa...

ver descrição completa

Principais autores: Antunes, Benedito, Ribeiro, João Ricardo Vieira Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa São Paulo Faz Escola, aos três anos do Ensino Médio, no sistema de ensino público paulista. Os resultados, a partir de um trabalho qualitativo, documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e fundamentado na análise de conteúdo (BARDIN, 2009), expõem, no tocante ao material específico, avanços em relação à escolha de gêneros literários para compor propostas para o ensino de literatura, bem como um retorno a críticas históricas.