Aprendizagem e gestão de práticas eco-inovadoras: um estudo de caso em uma Associação de Reciclagem

Esse artigo objetiva descrever as práticas de gestão em uma associação de reciclagem, enfatizando, nesse processo, as práticas eco-inovadoras. A compreensão das práticas de gestão em uma associação de reciclagem traz contribuições ao estudo das práticas, pois os próprios associados trabalham e geren...

ver descrição completa

Principais autores: Denes Santos, Danielle, Mazziotti Bulgacov, Yara Lúcia, Chropacz, Franciely
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11082
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esse artigo objetiva descrever as práticas de gestão em uma associação de reciclagem, enfatizando, nesse processo, as práticas eco-inovadoras. A compreensão das práticas de gestão em uma associação de reciclagem traz contribuições ao estudo das práticas, pois os próprios associados trabalham e gerenciam o empreendimento. O entendimento das práticas eco-inovadoras colabora para que os atores produzam e reproduzam as práticas de gestão ambiental no campo. Para compreender como ocorrem e se efetivam essas práticas, utilizou-se observação direita e participação da pesquisadora em campo, bem como a leitura qualitativa dos dados, captados no decorrer do ano de 2017. A pesquisa contribui para revelar as práticas de gestão e de eco-inovação no ambiente associativista.  Os resultados mostram que a associação é um local de conhecimento e desenvolvimento de práticas, que além de garantirem a sobrevivência de seus integrantes, alcançam resultados relevantes do ponto de vista ambiental.