A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I

Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras,...

ver descrição completa

Principais autores: Antunes, Tiana Andreza Melo, Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11409
recordtype ojs
spelling peri-article-114092022-12-26T21:47:49Z A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I Antunes, Tiana Andreza Melo Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de Letras literatura infantil; ensino; tecnologia Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409 10.3895/rl.v24n45.11409 Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n45 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409/9326 Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Antunes, Tiana Andreza Melo
Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
spellingShingle Antunes, Tiana Andreza Melo
Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
author_sort Antunes, Tiana Andreza Melo
title A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_short A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_full A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_fullStr A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_sort formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: reflexões sobre o lugar da literatura no ensino fundamental i
description Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409
_version_ 1805449458581766144
score 10,814766