Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especifi...
Autor principal: | Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11620 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-116202020-12-28T23:08:51Z Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos Letras - Literatura Brasileira Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade. Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 10.3895/rl.v22n39.11620 Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620/8151 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
spellingShingle |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
author_sort |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
title |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_short |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_full |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_fullStr |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_full_unstemmed |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_sort |
repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra dom casmurro |
description |
Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 |
_version_ |
1805449410167963648 |
score |
10,814766 |