Gestão dos filtros de óleo lubrificantes automotivos pós-consumo: estudo de caso nos pontos de trocas de óleo na cidade de Alagoinhas –BA

A expansão da aquisição de veículos automotores nos últimos anos, trouxe como consequência o aumento dos resíduos gerados pelas manutenções dos veículos, sendo que resíduos provenientes dessa atividade, especialmente os filtros de óleos lubrificantes utilizados, possuem um alto poder de degradação a...

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Principais autores: Sampaio, Almir de Jesus, Barbosa, Helen Cristine Ribeiro, Maggioni, Luis Gabriel, Menezes, Jeane Denise de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11634
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Resumo: A expansão da aquisição de veículos automotores nos últimos anos, trouxe como consequência o aumento dos resíduos gerados pelas manutenções dos veículos, sendo que resíduos provenientes dessa atividade, especialmente os filtros de óleos lubrificantes utilizados, possuem um alto poder de degradação ao meio ambiente e prejuízo à saúde pública, caso sejam descartados incorretamente. O estudo de caso realizado na cidade de Alagoinhas BA visa mostrar a realidade do descarte inadequado dos filtros e o esforço dos proprietários para mitigar os danos causados por esse item após seu consumo. Foram realizadas entrevistas orientadas em pontos de trocas de óleo/filtros, com intuito de diagnosticar a gestão do resíduo em questão. A área de estudo foi delimitada em uma área com raio de 7 km do centro da cidade, através do aplicativo Waze. Apesar de boa parte desses resíduos serem destinados para empresas e cooperativas, os dados mostram que 25% dos locais averiguados ainda destinam os filtros utilizados à coleta pública municipal. Ainda percebe-se que cerca de 58% desses locais não possuem programa de logística reversa. Com isso, é notória a necessidade da implantação desse tipo de medida como solução a essa problemática, bem como a conscientização da responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas e seus consumidores.