Gestão dos filtros de óleo lubrificantes automotivos pós-consumo: estudo de caso nos pontos de trocas de óleo na cidade de Alagoinhas –BA
A expansão da aquisição de veículos automotores nos últimos anos, trouxe como consequência o aumento dos resíduos gerados pelas manutenções dos veículos, sendo que resíduos provenientes dessa atividade, especialmente os filtros de óleos lubrificantes utilizados, possuem um alto poder de degradação a...
Principais autores: | Sampaio, Almir de Jesus, Barbosa, Helen Cristine Ribeiro, Maggioni, Luis Gabriel, Menezes, Jeane Denise de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/11634 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A expansão da aquisição de veículos automotores nos últimos anos, trouxe como consequência o aumento dos resíduos gerados pelas manutenções dos veículos, sendo que resíduos provenientes dessa atividade, especialmente os filtros de óleos lubrificantes utilizados, possuem um alto poder de degradação ao meio ambiente e prejuízo à saúde pública, caso sejam descartados incorretamente. O estudo de caso realizado na cidade de Alagoinhas BA visa mostrar a realidade do descarte inadequado dos filtros e o esforço dos proprietários para mitigar os danos causados por esse item após seu consumo. Foram realizadas entrevistas orientadas em pontos de trocas de óleo/filtros, com intuito de diagnosticar a gestão do resíduo em questão. A área de estudo foi delimitada em uma área com raio de 7 km do centro da cidade, através do aplicativo Waze. Apesar de boa parte desses resíduos serem destinados para empresas e cooperativas, os dados mostram que 25% dos locais averiguados ainda destinam os filtros utilizados à coleta pública municipal. Ainda percebe-se que cerca de 58% desses locais não possuem programa de logística reversa. Com isso, é notória a necessidade da implantação desse tipo de medida como solução a essa problemática, bem como a conscientização da responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas e seus consumidores. |
---|