Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

 O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal sã...

ver descrição completa

Principais autores: Sebastiany, Ana Paula, Pizzato, Michelle Camara, Del Pino, José Cláudio, Miskinis Salgado, Tania Denise
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo:  O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços, museus e também escolas, como uns locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.