UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessi...
Principais autores: | Antunes, Eloisa Maieski, Antonio Simões, Fernanda |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1173 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-11732013-08-16T17:43:18Z UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO Antunes, Eloisa Maieski Antonio Simões, Fernanda Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O instrumento de medida utilizado foi um questionário validado psicometricamente composto por 19 itens que avaliaram os atributos já citados, também foram coletados dados sobre sexo e renda da amostra. A análise de dados foi realizada através de técnicas psicométricas e da estatística descritiva. O atributo que gera maior satisfação é a acessibilidade ao sistema de transporte público, o que gera maior insatisfação é em relação à lotação. A análise psicométrica indica que os itens podem ser agrupados em oito fatores, os quais explicam 68,77% da variância. O Alfa de Cronbach é de 0,86 o que indica que o questionário apresenta consistência interna aceitável, ou seja, ele realmente mede o que se pretende medir, isso torna a pesquisa fidedigna.Conclui-se que este estudo contribui para conhecer as atitudes e a avaliação da população frente ao sistema de transporte local e para contribuir na disseminação de uma gestão mais eficiente. A metodologia proposta também pode ser utilizada em outros tipos de estudos que visam medir o nível de satisfação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173 10.3895/S1808-04482013000200007 Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 2 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173/1027 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1173/129 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Antunes, Eloisa Maieski Antonio Simões, Fernanda |
spellingShingle |
Antunes, Eloisa Maieski Antonio Simões, Fernanda UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
author_sort |
Antunes, Eloisa Maieski |
title |
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
title_short |
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
utilizaÇÃo da psicometria para avaliar a qualidade do serviÇo de transporte: um estudo de caso |
description |
Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O instrumento de medida utilizado foi um questionário validado psicometricamente composto por 19 itens que avaliaram os atributos já citados, também foram coletados dados sobre sexo e renda da amostra. A análise de dados foi realizada através de técnicas psicométricas e da estatística descritiva. O atributo que gera maior satisfação é a acessibilidade ao sistema de transporte público, o que gera maior insatisfação é em relação à lotação. A análise psicométrica indica que os itens podem ser agrupados em oito fatores, os quais explicam 68,77% da variância. O Alfa de Cronbach é de 0,86 o que indica que o questionário apresenta consistência interna aceitável, ou seja, ele realmente mede o que se pretende medir, isso torna a pesquisa fidedigna.Conclui-se que este estudo contribui para conhecer as atitudes e a avaliação da população frente ao sistema de transporte local e para contribuir na disseminação de uma gestão mais eficiente. A metodologia proposta também pode ser utilizada em outros tipos de estudos que visam medir o nível de satisfação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173 |
_version_ |
1805291242151477248 |
score |
10,814766 |