UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO

Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessi...

ver descrição completa

Principais autores: Antunes, Eloisa Maieski, Antonio Simões, Fernanda
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1173
recordtype ojs
spelling peri-article-11732013-08-16T17:43:18Z UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO Antunes, Eloisa Maieski Antonio Simões, Fernanda Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O instrumento de medida utilizado foi um questionário validado psicometricamente composto por 19 itens que avaliaram os atributos já citados, também foram coletados dados sobre sexo e renda da amostra. A análise de dados foi realizada através de técnicas psicométricas e da estatística descritiva. O atributo que gera maior satisfação é a acessibilidade ao sistema de transporte público, o que gera maior insatisfação é em relação à lotação. A análise psicométrica indica que os itens podem ser agrupados em oito fatores, os quais explicam 68,77% da variância. O Alfa de Cronbach é de 0,86 o que indica que o questionário apresenta consistência interna aceitável, ou seja, ele realmente mede o que se pretende medir, isso torna a pesquisa fidedigna.Conclui-se que este estudo contribui para conhecer as atitudes e a avaliação da população frente ao sistema de transporte local e para contribuir na disseminação de uma gestão mais eficiente. A metodologia proposta também pode ser utilizada em outros tipos de estudos que visam medir o nível de satisfação.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173 10.3895/S1808-04482013000200007 Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 2 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173/1027 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1173/129 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Antunes, Eloisa Maieski
Antonio Simões, Fernanda
spellingShingle Antunes, Eloisa Maieski
Antonio Simões, Fernanda
UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
author_sort Antunes, Eloisa Maieski
title UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
title_short UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
title_full UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
title_sort utilizaÇÃo da psicometria para avaliar a qualidade do serviÇo de transporte: um estudo de caso
description Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O instrumento de medida utilizado foi um questionário validado psicometricamente composto por 19 itens que avaliaram os atributos já citados, também foram coletados dados sobre sexo e renda da amostra. A análise de dados foi realizada através de técnicas psicométricas e da estatística descritiva. O atributo que gera maior satisfação é a acessibilidade ao sistema de transporte público, o que gera maior insatisfação é em relação à lotação. A análise psicométrica indica que os itens podem ser agrupados em oito fatores, os quais explicam 68,77% da variância. O Alfa de Cronbach é de 0,86 o que indica que o questionário apresenta consistência interna aceitável, ou seja, ele realmente mede o que se pretende medir, isso torna a pesquisa fidedigna.Conclui-se que este estudo contribui para conhecer as atitudes e a avaliação da população frente ao sistema de transporte local e para contribuir na disseminação de uma gestão mais eficiente. A metodologia proposta também pode ser utilizada em outros tipos de estudos que visam medir o nível de satisfação. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1173
_version_ 1805291242151477248
score 10,814766