A língua(gem) e o seu poder: uma análise sob a perspectiva das questões identitárias imigratórias
A imigração venezuelana no Brasil foi motivada pelo cenário de crise vivido na Venezuela, e um dos principais destinos escolhidos pelos imigrantes foi o estado de Roraima. Com isso houve um crescimento na procura de aprender a língua portuguesa como segunda língua. Diante dos fatos, podemos afirmar...
Principais autores: | Santos, Rouse Karoline Coelho Duarte, Alomba Ribeiro, Maria D'Ajuda |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11814 |
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peri-article-118142020-11-16T17:44:21Z A língua(gem) e o seu poder: uma análise sob a perspectiva das questões identitárias imigratórias Santos, Rouse Karoline Coelho Duarte Alomba Ribeiro, Maria D'Ajuda Linguística, Letras e Artes - Linguística Aplicada Língua; Imigrantes; Cultura; Identidade. A imigração venezuelana no Brasil foi motivada pelo cenário de crise vivido na Venezuela, e um dos principais destinos escolhidos pelos imigrantes foi o estado de Roraima. Com isso houve um crescimento na procura de aprender a língua portuguesa como segunda língua. Diante dos fatos, podemos afirmar que a língua(gem) é mais que um instrumento de comunicação e meio de interação social. Perante essa situação surge o interesse de conhecer melhor este imigrante que sai do seu país fazendo total imersão em outra língua, outra cultura. Esse artigo pretende suscitar uma reflexão em torno do poder da língua(gem) e da identidade do imigrante, evidenciando primeiramente alguns fatos históricos e políticos. Logo em sequência, uma análise direcionada às questões identitárias imigratórias. O estudo é voltado aos três pilares que constituem o sujeito: língua, cultura e identidade e propõe contribuir para aumentar a compreensão acerca de aspectos importantes que caracterizam o indivíduo como sujeito na sociedade. É realizado um estudo através de pesquisas bibliográficas, autores como Costa (2008), Orlandi (2009), Palhares (2012), Bhabha (1998), Canclini (2007), Hall (2005), que confirmam que precisamos estar conscientes do poder que os saberes linguísticos-culturais possuem ao formar nossa realidade, e contribuir na constituição da nossa identidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11814 10.3895/rl.v22n37.11814 Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11814/7723 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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