Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da tran...
Principais autores: | Ribeiro, Neilson Pereira, Carniello, Monica Franchi |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11854 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-118542021-01-01T12:41:11Z Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico Ribeiro, Neilson Pereira Carniello, Monica Franchi Planejamento Urbano e Regional; Comunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Serviços públicos; Governo Eletrônico (e-gov); Teresina. A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da transparência e da democracia. A partir de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI) fortaleceu o uso das mídias digitais e favoreceu a disponibilização de seu acesso. Essa legislação contribui diretamente para a construção de uma nova política de transparência online, que disponibiliza serviços e informações ao cidadão, com o intuito de dar celeridade e aumentar a eficácia dos processos no âmbito da administração pública. Este artigo tem como objetivo geral avaliar a oferta e a utilização de serviços públicos municipais oferecidos por meio de governo eletrônico em Teresina – Piauí, identificando os principais canais de prestação desses serviços e os aspectos limitantes ao seu progresso e à sua implementação no município de Teresina. O método utilizado foi de abordagem quantitativa, com entrevistas estruturadas aplicadas a 625 cidadãos, e análise documental, para verificar a oferta dos serviços que implementam os princípios de e-gov no município de Teresina - PI. Considerando os parâmetros do governo eletrônico estabelecidos pela Unesco, pode-se concluir que, quanto à oferta de serviços e informações por meio do e-gov, o município de Teresina encontra-se no nível de Estágio II – Aprimorado, que permite a troca de informações entre governo e cidadãos, com via de duplo sentido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854 10.3895/rts.v17n46.11854 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 37-54 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 37-54 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n46 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854/8106 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/11854/1636 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ribeiro, Neilson Pereira Carniello, Monica Franchi |
spellingShingle |
Ribeiro, Neilson Pereira Carniello, Monica Franchi Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
author_sort |
Ribeiro, Neilson Pereira |
title |
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
title_short |
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
title_full |
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
title_fullStr |
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
title_sort |
avaliação dos serviços públicos ao munícipe de teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico |
description |
A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da transparência e da democracia. A partir de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI) fortaleceu o uso das mídias digitais e favoreceu a disponibilização de seu acesso. Essa legislação contribui diretamente para a construção de uma nova política de transparência online, que disponibiliza serviços e informações ao cidadão, com o intuito de dar celeridade e aumentar a eficácia dos processos no âmbito da administração pública. Este artigo tem como objetivo geral avaliar a oferta e a utilização de serviços públicos municipais oferecidos por meio de governo eletrônico em Teresina – Piauí, identificando os principais canais de prestação desses serviços e os aspectos limitantes ao seu progresso e à sua implementação no município de Teresina. O método utilizado foi de abordagem quantitativa, com entrevistas estruturadas aplicadas a 625 cidadãos, e análise documental, para verificar a oferta dos serviços que implementam os princípios de e-gov no município de Teresina - PI. Considerando os parâmetros do governo eletrônico estabelecidos pela Unesco, pode-se concluir que, quanto à oferta de serviços e informações por meio do e-gov, o município de Teresina encontra-se no nível de Estágio II – Aprimorado, que permite a troca de informações entre governo e cidadãos, com via de duplo sentido. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854 |
_version_ |
1805449849157451776 |
score |
10,814766 |