Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico

A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da tran...

ver descrição completa

Principais autores: Ribeiro, Neilson Pereira, Carniello, Monica Franchi
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11854
recordtype ojs
spelling peri-article-118542021-01-01T12:41:11Z Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico Ribeiro, Neilson Pereira Carniello, Monica Franchi Planejamento Urbano e Regional; Comunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Serviços públicos; Governo Eletrônico (e-gov); Teresina. A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da transparência e da democracia. A partir de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI) fortaleceu o uso das mídias digitais e favoreceu a disponibilização de seu acesso. Essa legislação contribui diretamente para a construção de uma nova política de transparência online, que disponibiliza serviços e informações ao cidadão, com o intuito de dar celeridade e aumentar a eficácia dos processos no âmbito da administração pública. Este artigo tem como objetivo geral avaliar a oferta e a utilização de serviços públicos municipais oferecidos por meio de governo eletrônico em Teresina – Piauí, identificando os principais canais de prestação desses serviços e os aspectos limitantes ao seu progresso e à sua implementação no município de Teresina. O método utilizado foi de abordagem quantitativa, com entrevistas estruturadas aplicadas a 625 cidadãos, e análise documental, para verificar a oferta dos serviços que implementam os princípios de e-gov no município de Teresina - PI. Considerando os parâmetros do governo eletrônico estabelecidos pela Unesco, pode-se concluir que, quanto à oferta de serviços e informações por meio do e-gov, o município de Teresina encontra-se no nível de Estágio II – Aprimorado, que permite a troca de informações entre governo e cidadãos, com via de duplo sentido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854 10.3895/rts.v17n46.11854 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 37-54 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 46 (2021); 37-54 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n46 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854/8106 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/11854/1636 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ribeiro, Neilson Pereira
Carniello, Monica Franchi
spellingShingle Ribeiro, Neilson Pereira
Carniello, Monica Franchi
Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
author_sort Ribeiro, Neilson Pereira
title Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
title_short Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
title_full Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
title_fullStr Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
title_full_unstemmed Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
title_sort avaliação dos serviços públicos ao munícipe de teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico
description A partir da formação do comitê para o e-gov brasileiro no ano de 2000, surgiu um novo contexto na administração pública, denominado governo eletrônico, por meio do qual o poder público pode estabelecer fluxos comunicacionais com a sociedade, como um pilar que pode potencializar os princípios da transparência e da democracia. A partir de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI) fortaleceu o uso das mídias digitais e favoreceu a disponibilização de seu acesso. Essa legislação contribui diretamente para a construção de uma nova política de transparência online, que disponibiliza serviços e informações ao cidadão, com o intuito de dar celeridade e aumentar a eficácia dos processos no âmbito da administração pública. Este artigo tem como objetivo geral avaliar a oferta e a utilização de serviços públicos municipais oferecidos por meio de governo eletrônico em Teresina – Piauí, identificando os principais canais de prestação desses serviços e os aspectos limitantes ao seu progresso e à sua implementação no município de Teresina. O método utilizado foi de abordagem quantitativa, com entrevistas estruturadas aplicadas a 625 cidadãos, e análise documental, para verificar a oferta dos serviços que implementam os princípios de e-gov no município de Teresina - PI. Considerando os parâmetros do governo eletrônico estabelecidos pela Unesco, pode-se concluir que, quanto à oferta de serviços e informações por meio do e-gov, o município de Teresina encontra-se no nível de Estágio II – Aprimorado, que permite a troca de informações entre governo e cidadãos, com via de duplo sentido.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11854
_version_ 1805449849157451776
score 10,814766