Uma investigação sobre a aplicação de um Problema Gerador de Discussões (PGD) com o tema pressão: proposta e vislumbres
A metodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD) coloca-se como proposta para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCN), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Para...
Autor principal: | Machado, Vinicius |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12042 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A metodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD) coloca-se como proposta para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCN), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Para a elaboração dessa metodologia o autor buscou orientações junto aos parâmetros das DCN, aos princípios educacionais do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e nos fundamentos do ensino por meio de Problemas. Este trabalho apresenta a primeira parte de uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física em uma turma de acadêmicos do curso de Engenharia de Química e tem por objetivo apresentar a metodologia PGD (MACHADO, 2009-a, 2009-b), os questionamentos do problema aplicado e os vislumbres de sua aplicação. Posteriormente serão apresentados três trabalhos complementares a esse com a investigação da aplicação do PGD proposto nesse trabalho. Um artigo apresentará a investigação sobre os efeitos relacionados ao problema gerador, outro apresentando a investigação sobre os efeitos relacionados às questões da formação científica e um quarto artigo apresentará os efeitos sobre as questões sociais. A proposta pretende levar os alunos a desenvolverem atividades em grupos: experimentais, cálculos e discussões, envolvendo o tema pressão relacionado ao ensino de estática dos fluidos, estudos dos gases e ciclo de refrigeração analisando os efeitos sobre a sociedade do uso de dispositivos que utilizam aplicações desses conhecimentos científicos. |
---|