Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas
Esse artigo é um recorte da pesquisa de mestrado vinculada ao projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte”. A pesquisa se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento...
Principais autores: | Luccas, Marinete Belluzzo, Bonotto, Dalva Maria Bianchini |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12187 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12187 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-121872022-10-18T23:53:37Z Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas Environmental education and early childhood education in Brazilian dissertations and theses: knowledge, values and political participation present in the pedagogical practices reported Luccas, Marinete Belluzzo Bonotto, Dalva Maria Bianchini Educação Educação ambiental; Educação infantil; Práticas pedagógicas Environmental education; Child education; Pedagogical practices Esse artigo é um recorte da pesquisa de mestrado vinculada ao projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte”. A pesquisa se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e na perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica que contemple três dimensões: conhecimentos, valores éticos e estéticos e participação política. Buscamos identificar e analisar a presença dessas três dimensões nas práticas pedagógicas em educação ambiental no contexto escolar da educação infantil relatadas em treze dissertações e teses brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa documental, de caráter bibliográfico, do tipo “estado da arte”. Em relação à dimensão dos conhecimentos os resultados indicam como temáticas mais abordadas: água, fauna, flora, poluição e resíduos sólidos. A proposta de desenvolver o trabalho por meio de projetos pedagógicos é relatada em onze dos treze trabalhos, mas algumas práticas revelam a ausência de participação das crianças nas decisões sobre o planejamento e a execução desses projetos, o que nos leva a questionar a compreensão desses professores sobre o trabalho por meio de projetos pedagógicos e sobre a construção de conhecimentos pelas crianças. No que se refere à dimensão de valores éticos e estéticos identificamos, por parte dos professores cujas práticas são investigadas, a intenção de formar valores envolvendo: a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a sensibilidade, o respeito às diferenças, a afetividade e o cuidado. Práticas pedagógicas que contemplam a dimensão da participação política são relatadas em onze dos treze trabalhos e se efetivam, com mais frequência, no nível individual e no social. As pesquisas indicam a necessidade de uma teoria pedagógica que se alinhe à Educação Ambiental Crítica e ajude o professor a pensar e tomar decisões sobre sua prática. This article is an excerpt from the master's research linked to the interinstitutional project called Environmental education in Brazil: analysis of academic production (dissertations and theses) - EArte. The research is based on Historical-Cultural Theory to understand children's learning and development in the perspective of a Critical Environmental Education that contemplates three dimensions: knowledge, ethical and aesthetic values and political participation. We seek to identify and analyze the presence of these three dimensions in pedagogical practices in environmental education in the school context of early childhood education reported in thirteen Brazilian dissertations and theses. It is a qualitative research, characterized as a documentary research, with a bibliographic character, as a state of the art type. Regarding the dimension of knowledge, the results considered as more thematic are water, fauna, flora, pollution and solid waste. The proposal of developing the work through pedagogical projects is reported in eleven of the thirteen papers, but some practices reveal the loss of children's participation in decisions that involve the planning and execution of these projects, or what leads us to question the understanding of these teachers about work through pedagogical projects and about the knowledge construction by children. Regarding the dimension of ethical and aesthetic values, we identified on the teachers, whose practices we are looking into, an intention to form values using: cooperation, solidarity, autonomy, sensitivity, sensitivity, respect for differences, affectivity and care. Pedagogical practices that include a dimension of political participation are related in eleven of the thirteen papers and they are carried out, more frequently, at the individual and social levels. The studies show the need for a pedagogical theory that aligns Critical Environmental Education and help teachers to think and make decisions about their practice. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte” 2020-08-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa do tipo "estado da arte" application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12187 10.3895/actio.v5n2.12187 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v5n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12187/7659 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12187/1712 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Luccas, Marinete Belluzzo Bonotto, Dalva Maria Bianchini |
spellingShingle |
Luccas, Marinete Belluzzo Bonotto, Dalva Maria Bianchini Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
author_sort |
Luccas, Marinete Belluzzo |
title |
Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
title_short |
Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
title_full |
Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
title_fullStr |
Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
title_sort |
educação ambiental e educação infantil em dissertações e teses brasileiras: conhecimentos, valores e participação política presentes nas práticas pedagógicas relatadas |
description |
Esse artigo é um recorte da pesquisa de mestrado vinculada ao projeto interinstitucional denominado “Educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte”. A pesquisa se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e na perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica que contemple três dimensões: conhecimentos, valores éticos e estéticos e participação política. Buscamos identificar e analisar a presença dessas três dimensões nas práticas pedagógicas em educação ambiental no contexto escolar da educação infantil relatadas em treze dissertações e teses brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa documental, de caráter bibliográfico, do tipo “estado da arte”. Em relação à dimensão dos conhecimentos os resultados indicam como temáticas mais abordadas: água, fauna, flora, poluição e resíduos sólidos. A proposta de desenvolver o trabalho por meio de projetos pedagógicos é relatada em onze dos treze trabalhos, mas algumas práticas revelam a ausência de participação das crianças nas decisões sobre o planejamento e a execução desses projetos, o que nos leva a questionar a compreensão desses professores sobre o trabalho por meio de projetos pedagógicos e sobre a construção de conhecimentos pelas crianças. No que se refere à dimensão de valores éticos e estéticos identificamos, por parte dos professores cujas práticas são investigadas, a intenção de formar valores envolvendo: a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a sensibilidade, o respeito às diferenças, a afetividade e o cuidado. Práticas pedagógicas que contemplam a dimensão da participação política são relatadas em onze dos treze trabalhos e se efetivam, com mais frequência, no nível individual e no social. As pesquisas indicam a necessidade de uma teoria pedagógica que se alinhe à Educação Ambiental Crítica e ajude o professor a pensar e tomar decisões sobre sua prática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12187 |
_version_ |
1805450641849450496 |
score |
10,814766 |