O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório
Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, em uma turma de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura, promovendo, a...
Principais autores: | Silva, Lucas Neiva, Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12258 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12258 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-122582021-03-12T23:24:34Z O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório Silva, Lucas Neiva Mendes, Marco Aurélio de Sousa Letras; literatura Literatura; cinema; adaptação. Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, em uma turma de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura, promovendo, assim, o letramento literário e a ampliação de repertório desses jovens leitores. Para isso, partiu-se do pressuposto de que as diferentes maneiras de como o espaço físico da cidade de Cataguases é retratado no conto Amigos e no romance Estive em Lisboa e lembrei de você, ambos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, e em suas respectivas adaptações para o cinema, a saber, os filmes Redemoinho e Estive em Lisboa e lembrei de você, pudessem motivar os discentes para essa ação pedagógica. Apoiamo-nos, para isso, nos seguintes aportes teóricos: o direito à literatura (CANDIDO, 2011); o conceito de letramento literário (COSSON, 2016, 2018; PAULINO; COSSON, 2009); o repertório do texto (ISER,1996); a concepção de comunidade de leitores e leitura compartilhada (COLOMER, 2007); o espaço literário (ABDALA JUNIOR, 1995) e o fenômeno da adaptação (HUTCHEON, 2013). Buscando a confluência entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação para esse processo interventivo, conforme Thiollent (1986). Devido ao estreito espaço que a literuara ocupa hoje no ensino fundamental II, é essencial que se promovam ações a fim de minimizar o efeitos dessa lacuna. Os resultados comprovaram a hipótese inicial, uma vez que o reconhecimento do espaço cataguasense nas obras foi o principal fator de motivação para os alunos em todo o percurso interventivo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12258 10.3895/rl.v22n39.12258 Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12258/8149 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Lucas Neiva Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
spellingShingle |
Silva, Lucas Neiva Mendes, Marco Aurélio de Sousa O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
author_sort |
Silva, Lucas Neiva |
title |
O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
title_short |
O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
title_full |
O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
title_fullStr |
O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
title_full_unstemmed |
O espaço ficcional de Cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
title_sort |
o espaço ficcional de cataguases na literatura e no cinema: uma possibilidade de letramento literário e ampliação de repertório |
description |
Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Cataguases, Minas Gerais, em uma turma de nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura, promovendo, assim, o letramento literário e a ampliação de repertório desses jovens leitores. Para isso, partiu-se do pressuposto de que as diferentes maneiras de como o espaço físico da cidade de Cataguases é retratado no conto Amigos e no romance Estive em Lisboa e lembrei de você, ambos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, e em suas respectivas adaptações para o cinema, a saber, os filmes Redemoinho e Estive em Lisboa e lembrei de você, pudessem motivar os discentes para essa ação pedagógica. Apoiamo-nos, para isso, nos seguintes aportes teóricos: o direito à literatura (CANDIDO, 2011); o conceito de letramento literário (COSSON, 2016, 2018; PAULINO; COSSON, 2009); o repertório do texto (ISER,1996); a concepção de comunidade de leitores e leitura compartilhada (COLOMER, 2007); o espaço literário (ABDALA JUNIOR, 1995) e o fenômeno da adaptação (HUTCHEON, 2013). Buscando a confluência entre teoria e prática, adotamos a orientação metodológica da pesquisa-ação para esse processo interventivo, conforme Thiollent (1986). Devido ao estreito espaço que a literuara ocupa hoje no ensino fundamental II, é essencial que se promovam ações a fim de minimizar o efeitos dessa lacuna. Os resultados comprovaram a hipótese inicial, uma vez que o reconhecimento do espaço cataguasense nas obras foi o principal fator de motivação para os alunos em todo o percurso interventivo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12258 |
_version_ |
1805449463713497088 |
score |
10,814766 |