O conceito de educação para o desenvolvimento sustentável na produção teórica em educação ambiental no Brasil: um estudo de teses e dissertações

Inserido no âmbito de um projeto mais abrangente que realiza estudos sobre a produção acadêmica em Educação Ambiental no Brasil (teses e dissertações), sendo este artigo um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar as concepções acerca dos conceitos de “Desenvolvimento sus...

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Principais autores: de Camargo, Diogenes Rafael, Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12302
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Resumo: Inserido no âmbito de um projeto mais abrangente que realiza estudos sobre a produção acadêmica em Educação Ambiental no Brasil (teses e dissertações), sendo este artigo um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar as concepções acerca dos conceitos de “Desenvolvimento sustentável” e de “sustentabilidade” em teses e dissertações brasileiras de Educação Ambiental. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, documental, de caráter bibliográfico, como por exemplo, “estado da arte”. O corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental que discutem o conceito de “educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Como instrumento de análise, utilizou-se alguns procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2009). A opção em focar, nesse momento, as compreensões sobre o conceito de "Educação para o Desenvolvimento Sustentável” se justifica na medida em que as concepções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm sido inseridos frequentemente no campo da Educação, sendo, no entanto, de acordo com o referencial teórico consultado e marcados pela polissemia e controvérsia. A “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, por sua vez, é uma proposta que vem obtendo mais espaço e aceitação na sociedade contemporânea. Dos sete trabalhos analisados neste estudo, os quais foram defendidos entre os anos de 1993 e 2009, a maior parte se mostrou crítica em relação ao conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, atribuindo-o à “ideologia burguesa” do capitalismo. Contudo, a valorização desse conceito também foi identificada em alguns outros trabalhos analisados, alguns indicando a importância do conceito de desenvolvimento sustentável para o campo da Educação no sentido de se substituir a “Educação Ambiental” por uma “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, o que para outros trabalhos, entretanto, parece ser inconcebível.