Caracterização do sono e da qualidade de vida em estudantes de medicina de uma universidade estadual
OBJETIVO: Caracterizar a qualidade do sono e a qualidade de vida em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano de uma universidade estadual.MÉTODOS: Pesquisa de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, Campus Santaré...
Principais autores: | Picanço Júnior, Francisco Ribeiro, Carvalho, Edrian Werner, Silva, Milena Maria Pagel da, Lima, Línive Gambôa, Silva, Camila de Almeida, Almada, Luana Carla Lima de, Rodrigues, Nathália Lima de Araújo, Pereira, Juliana Reis, Menezes, Wilke Souza, Souza, Juarez de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/12303 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
OBJETIVO: Caracterizar a qualidade do sono e a qualidade de vida em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano de uma universidade estadual.MÉTODOS: Pesquisa de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, Campus Santarém, com uma amostra total de 112 alunos, sendo 72 do ciclo básico e 40 do ciclo clínico. Aplicou-se a anamnese inicial, seguida de dois instrumentos: o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e o Questionário de Qualidade de Vida Sf-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey). Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 2010® e usou-se o teste qui-quadrado e o teste de razão de chances (Odds Ratio).RESULTADOS: Aderiram à pesquisa 68,2% dos alunos, sendo 56,8% do gênero masculino, 50,9% com idade menor que 22 anos e 64,5% dos dois primeiros anos do curso. Da amostra, 65,0% apresentou IQSP comprometido. Foram verificadas associações estatísticas entre a qualidade do sono e o ciclo semestral básico e entre o domínio aspectos físicos do questionário SF-36 dos estudantes do ciclo básico e a qualidade do sono.CONCLUSÕES: Ser aluno do ciclo básico aumenta em até 3 vezes a chance de se ter má qualidade do sono, além de que, quando alterado negativamente o domínio aspectos físicos do questionário SF-36, os estudantes possuem até 3,5 vezes de chance de ser ter má qualidade do sono. |
---|