DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB: UMA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE PRESSÃO – ESTADO – IMPACTO – RESPOSTA (P-E-I-R)

As sociedades modernas vêm enfrentando várias questões ambientais, como o aquecimento global, esgotamento dos recursos não-renováveis, poluição dos recursos hídricos, dentre outros. Uma destas questões que se destaca é o problema dos resíduos sólidos. A partir destas considerações, o objetivo do art...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira da silva, Sandra Sereide, Cândido, Gesinaldo Ataíde, Cavalcanti Ramalho, Ângela Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1238
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: As sociedades modernas vêm enfrentando várias questões ambientais, como o aquecimento global, esgotamento dos recursos não-renováveis, poluição dos recursos hídricos, dentre outros. Uma destas questões que se destaca é o problema dos resíduos sólidos. A partir destas considerações, o objetivo do artigo é elaborar um diagnóstico situacional dos resíduos sólidos urbanos no município de Cuité- PB, através da aplicação do sistema de indicador de sustentabilidade pressão-estado-impacto-resposta (P-E-I-R). Em termos metodológicos, o estudo pode ser caracterizado como descritivo e exploratório conduzido sob a forma de um estudo de caso. Os dados foram obtidos, a partir da realização da obtenção de dados primários junto aos atores sociais e institucionais com algum tipo de vínculo com o problema dos resíduos sólidos no município, associado à análise de dados secundários e a observação não-participante. Os resultados obtidos apontam que do total de 36 variáveis, apenas 6 delas puderam ser analisadas positivamente, correspondendo a um percentual de 16, 7%, o que revela uma situação de insustentabilidade ambiental. Tal situação demanda a necessidade de mudança nas políticas públicas, nas práticas de gestão das empresas e um maior nível de cidadania da população para reverter tal situação.