A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química

A relação entre gênero e ciência faz parte das inúmeras investigações que envolvem a mulher e o seu lugar na sociedade, dividindo debates com diferentes áreas e temáticas sexistas como a independência do corpo da mulher, feminicídio, equiparação salarial, patriarcado, entre outros. Assim sendo, o pr...

ver descrição completa

Principais autores: Derossi, Ingrid Nunes, Faria, Fernanda Luiza de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12462
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12462
recordtype ojs
spelling peri-article-124622022-10-18T23:38:27Z A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química The presence of women scientists as an issue in chemistry journals Derossi, Ingrid Nunes Faria, Fernanda Luiza de Educação; Fundamentos da Educação Mulheres na Ciência; Química; Estado da Arte Women in Science; Chemistry; State of art A relação entre gênero e ciência faz parte das inúmeras investigações que envolvem a mulher e o seu lugar na sociedade, dividindo debates com diferentes áreas e temáticas sexistas como a independência do corpo da mulher, feminicídio, equiparação salarial, patriarcado, entre outros. Assim sendo, o presente trabalho investigou como a temática “mulheres na ciência” está sendo abordada em artigos publicados em alguns dos periódicos do ensino de química. Para isso, foi realizada uma pesquisa estado da arte baseada em cinco periódicos no período de 2009 a 2019, sendo elas: Química Nova na Escola; Química Nova; Revista Virtual de Química; Educación Química; e Debates em Ensino de Química. Os trabalhos que discutiam a temática foram lidos na íntegra. Os dados foram analisados mediante a Análise de Conteúdo de Bardin, emergindo categorias a posteriori e interpretados à luz de referenciais teóricos sobre gênero e ciência. Foram encontrados nove trabalhos que levaram a formação das categorias: Mulher associada a uma figura masculina; Biografia e Atuação Profissional; Cientistas que atuaram em causas feministas; Questões sexistas nas ciências. A maioria dos trabalhos estavam vinculados à apresentação da biografia e da atuação profissional das mulheres cientistas, sendo poucos trabalhos os que discutem sobre as questões de gênero na ciência. As cientistas citadas foram: Marie Curie, Marie-Anne Lavoisier, Dorothy Crowfoot Hodgkin, Annie Bestain, Lise Meitner, Lucia Tosi, sendo a primeira a mais citada. O trabalho apontou a temática de mulheres na ciência como um caminho promissor para futuras pesquisas e mostrou a necessidade de discussão de mulheres cientistas que permeiam o século XXI. The relation between gender and science is part of the countless investigations that involving women and their place in society, sharing discussions with different areas and sexist themes such as the independence of the woman's body, feminicide, equal pay, patriarchy, among others. Therefore, the present study investigated how the issue "women in science" is being approached in published articles in some of the chemistry teaching journals. To this end, a state of the art research was held based on five journals from 2009 to 2019, namely: Química Nova na Escola; Química Nova; Revista Virtual de Química; Educación Química; e Debates em Ensino de Química. The papers that discussed that theme were read fully. The data were analyzed using Bardin's Content Analysis, emerging categories after the event and interpreted in the light of theoretical references on gender and science. Nine studies were found leading to the formation of the categories: Woman associated with a male figure; Biography and Professional Performance; Scientists who worked on feminist causes; Sexist issues in science. Most of the works were linked to the presentation of the biography and professional performance of women scientists, with few works that discuss gender issues in science. The scientists cited were: Marie Curie, Marie-Anne Lavoisier, Dorothy Crowfoot Hodgkin, Annie Bestain, Lise Meitner and Lucia Tosi, the first being the most cited. The work aimed the issue of women in science as a promising path for future research and exposed the need for discussion of female scientists that pervade the 21st century. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Estudo de caso application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12462 10.3895/actio.v6n1.12462 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12462/8321 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12462/1789 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Derossi, Ingrid Nunes
Faria, Fernanda Luiza de
spellingShingle Derossi, Ingrid Nunes
Faria, Fernanda Luiza de
A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
author_sort Derossi, Ingrid Nunes
title A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
title_short A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
title_full A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
title_fullStr A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
title_full_unstemmed A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
title_sort presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
description A relação entre gênero e ciência faz parte das inúmeras investigações que envolvem a mulher e o seu lugar na sociedade, dividindo debates com diferentes áreas e temáticas sexistas como a independência do corpo da mulher, feminicídio, equiparação salarial, patriarcado, entre outros. Assim sendo, o presente trabalho investigou como a temática “mulheres na ciência” está sendo abordada em artigos publicados em alguns dos periódicos do ensino de química. Para isso, foi realizada uma pesquisa estado da arte baseada em cinco periódicos no período de 2009 a 2019, sendo elas: Química Nova na Escola; Química Nova; Revista Virtual de Química; Educación Química; e Debates em Ensino de Química. Os trabalhos que discutiam a temática foram lidos na íntegra. Os dados foram analisados mediante a Análise de Conteúdo de Bardin, emergindo categorias a posteriori e interpretados à luz de referenciais teóricos sobre gênero e ciência. Foram encontrados nove trabalhos que levaram a formação das categorias: Mulher associada a uma figura masculina; Biografia e Atuação Profissional; Cientistas que atuaram em causas feministas; Questões sexistas nas ciências. A maioria dos trabalhos estavam vinculados à apresentação da biografia e da atuação profissional das mulheres cientistas, sendo poucos trabalhos os que discutem sobre as questões de gênero na ciência. As cientistas citadas foram: Marie Curie, Marie-Anne Lavoisier, Dorothy Crowfoot Hodgkin, Annie Bestain, Lise Meitner, Lucia Tosi, sendo a primeira a mais citada. O trabalho apontou a temática de mulheres na ciência como um caminho promissor para futuras pesquisas e mostrou a necessidade de discussão de mulheres cientistas que permeiam o século XXI.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12462
_version_ 1805451037184622592
score 10,814766