Desenvolvimento local e sustentável por meio das inciativas de gestão de resíduos sólidos no município de Pato Branco –PR.

O gerenciamento de resíduos sólidos se tornou um importante mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pela sua má disposição. Além disso, através do desenvolvimento de políticas públicas observa-se que a gestão dos resíduos juntamente com sistemas de coleta seletiva, podem ser importa...

ver descrição completa

Principais autores: Ludwig, Caroline, Perondi, Miguel Angelo, Marini, Marcos Junior, Da Silva, Christian Luiz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/12490
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O gerenciamento de resíduos sólidos se tornou um importante mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pela sua má disposição. Além disso, através do desenvolvimento de políticas públicas observa-se que a gestão dos resíduos juntamente com sistemas de coleta seletiva, podem ser importantes para promover o desenvolvimento local de maneira sustentável. Diante disso, o objetivo desse artigo foi analisar o sistema de gestão de resíduos sólidos do município de Pato Branco- PR e propor medidas que possibilitem o desenvolvimento local e sustentável do município. Verificou-se que o sistema de coleta seletiva municipal permite reciclar apenas 23% dos resíduos coletados no município. Concluiu-se que é necessária uma melhor Educação Ambiental da população para que se possa elevar a eficiência da reciclagem via uma melhor segregação e disposição. Também se observou uma inovação organizacional com o envolvimento da cooperativa COTAAPB na gestão dos resíduos sólidos da cidade, uma importante iniciativa de inclusão social, desenvolvimento local e sustentável.