Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)

Buscou-se analisar a evolução do comportamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), em Campos dos Goytacazes, entre 2000 e 2017, a fim de problematizar a qualidade da educação. Foi realizado um estudo comparativo da evolução d...

ver descrição completa

Principais autores: Martins, Gisele Maria Viana, Silva Neto, Romeu e, Shimoda, Eduardo, Castelano, Karine
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12629
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12629
recordtype ojs
spelling peri-article-126292021-04-01T14:24:38Z Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ) Martins, Gisele Maria Viana Silva Neto, Romeu e Shimoda, Eduardo Castelano, Karine Planejamento urbano e gestão de cidades Educação; Qualidade; Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se analisar a evolução do comportamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), em Campos dos Goytacazes, entre 2000 e 2017, a fim de problematizar a qualidade da educação. Foi realizado um estudo comparativo da evolução desses índices, buscando suas similaridades e diferenças. Utilizaram-se pesquisas bibliográficas de dissertações, teses, documentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. A pesquisa aponta não ser possível observar uma correlação direta entre o IDHM e o IDEB, pois apenas o primeiro teve evolução significativa entre 1991 e 2010. Percebeu-se a necessidade de um maior investimento, a fim de alcançar melhores patamares educacionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12629 10.3895/rts.v17n47.12629 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 281-300 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 281-300 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n47 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12629/8261 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Martins, Gisele Maria Viana
Silva Neto, Romeu e
Shimoda, Eduardo
Castelano, Karine
spellingShingle Martins, Gisele Maria Viana
Silva Neto, Romeu e
Shimoda, Eduardo
Castelano, Karine
Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
author_sort Martins, Gisele Maria Viana
title Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
title_short Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
title_full Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
title_fullStr Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
title_full_unstemmed Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)
title_sort análise do ideb e do idhm ‒ educação em campos dos goytacazes (rj)
description Buscou-se analisar a evolução do comportamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), em Campos dos Goytacazes, entre 2000 e 2017, a fim de problematizar a qualidade da educação. Foi realizado um estudo comparativo da evolução desses índices, buscando suas similaridades e diferenças. Utilizaram-se pesquisas bibliográficas de dissertações, teses, documentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. A pesquisa aponta não ser possível observar uma correlação direta entre o IDHM e o IDEB, pois apenas o primeiro teve evolução significativa entre 1991 e 2010. Percebeu-se a necessidade de um maior investimento, a fim de alcançar melhores patamares educacionais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12629
_version_ 1805449519659220992
score 10,814766