O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas
A reflexão acerca do dissenso que apresento nesse artigo/ensaio partiu de uma experiência pessoal vivenciada com mulheres intelectuais negras e indígenas com quem compartilhei espaços de sala de aula na pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre os anos de 2017 e 2019. Tornou-se...
Autor principal: | Távora, Bruna |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12867 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12867 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-128672022-10-18T23:22:57Z O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas Távora, Bruna 7.00.00.00-0 CIÊNCIAS HUMANAS Dissenso; Prática Científica; Intelectuais afroindígenas; A reflexão acerca do dissenso que apresento nesse artigo/ensaio partiu de uma experiência pessoal vivenciada com mulheres intelectuais negras e indígenas com quem compartilhei espaços de sala de aula na pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre os anos de 2017 e 2019. Tornou-se uma hipótese científica pela mediação de um conjunto de autoras afroindígenas (KILOMBA, 2016; COLLINS, 2016; CURIEL, 2015; CUSICANQUI, 2018) que tem trabalhado com o pressuposto metodológico que afirma a importância da vivência e da experiência como mediação de conhecimento do real. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPQ 2021-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12867 10.3895/cgt.v14n44.12867 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 14, n. 44 (2021); 521-536 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v14n44 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12867/8425 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Távora, Bruna |
spellingShingle |
Távora, Bruna O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
author_sort |
Távora, Bruna |
title |
O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
title_short |
O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
title_full |
O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
title_fullStr |
O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
title_full_unstemmed |
O dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
title_sort |
o dissenso para descolonizar a prática científica: um ensaio sobre a ciência que vivenciei e aprendi com intelectuais afroindígenas |
description |
A reflexão acerca do dissenso que apresento nesse artigo/ensaio partiu de uma experiência pessoal vivenciada com mulheres intelectuais negras e indígenas com quem compartilhei espaços de sala de aula na pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre os anos de 2017 e 2019. Tornou-se uma hipótese científica pela mediação de um conjunto de autoras afroindígenas (KILOMBA, 2016; COLLINS, 2016; CURIEL, 2015; CUSICANQUI, 2018) que tem trabalhado com o pressuposto metodológico que afirma a importância da vivência e da experiência como mediação de conhecimento do real. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12867 |
_version_ |
1805451730704400384 |
score |
10,814766 |