A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS

Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais d...

ver descrição completa

Principais autores: Maraschin, Mariglei Severo, Andrighetto, Marcos José, Lampe, Leandro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12920
recordtype ojs
spelling peri-article-129202022-10-20T20:06:42Z A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS Maraschin, Mariglei Severo Andrighetto, Marcos José Lampe, Leandro Educação; Educação Profissional Políticas inclusivas; EJA EPT; Dialética das disputas; Historicidade Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais do RS e as duas escolas vinculadas à Universidade. Pode-se observar que a política de EJA EPT, no RS, constituiu-se em movimentos de avanços e de retrocessos e que, apesar do não fomento do Ministério da Educação, ainda resiste em algumas instituições, promovendo a inclusão de jovens e adultos a partir da escolarização e da profissionalização. Com os dados produzidos, evidencia-se a presença do público alvo ocupando os espaços escolares, o que reforça a importância dos estudos sobre EJA EPT, com atenção para além de apenas os números apresentados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920 10.3895/rtr.v5n0.12920 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920/8210 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Maraschin, Mariglei Severo
Andrighetto, Marcos José
Lampe, Leandro
spellingShingle Maraschin, Mariglei Severo
Andrighetto, Marcos José
Lampe, Leandro
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
author_sort Maraschin, Mariglei Severo
title A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
title_short A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
title_full A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
title_fullStr A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
title_full_unstemmed A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
title_sort educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da eja ept no rs
description Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais do RS e as duas escolas vinculadas à Universidade. Pode-se observar que a política de EJA EPT, no RS, constituiu-se em movimentos de avanços e de retrocessos e que, apesar do não fomento do Ministério da Educação, ainda resiste em algumas instituições, promovendo a inclusão de jovens e adultos a partir da escolarização e da profissionalização. Com os dados produzidos, evidencia-se a presença do público alvo ocupando os espaços escolares, o que reforça a importância dos estudos sobre EJA EPT, com atenção para além de apenas os números apresentados.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920
_version_ 1805450121668722688
score 10,814766