A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS
Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais d...
Principais autores: | Maraschin, Mariglei Severo, Andrighetto, Marcos José, Lampe, Leandro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12920 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-129202022-10-20T20:06:42Z A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS Maraschin, Mariglei Severo Andrighetto, Marcos José Lampe, Leandro Educação; Educação Profissional Políticas inclusivas; EJA EPT; Dialética das disputas; Historicidade Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais do RS e as duas escolas vinculadas à Universidade. Pode-se observar que a política de EJA EPT, no RS, constituiu-se em movimentos de avanços e de retrocessos e que, apesar do não fomento do Ministério da Educação, ainda resiste em algumas instituições, promovendo a inclusão de jovens e adultos a partir da escolarização e da profissionalização. Com os dados produzidos, evidencia-se a presença do público alvo ocupando os espaços escolares, o que reforça a importância dos estudos sobre EJA EPT, com atenção para além de apenas os números apresentados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920 10.3895/rtr.v5n0.12920 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920/8210 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Maraschin, Mariglei Severo Andrighetto, Marcos José Lampe, Leandro |
spellingShingle |
Maraschin, Mariglei Severo Andrighetto, Marcos José Lampe, Leandro A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
author_sort |
Maraschin, Mariglei Severo |
title |
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
title_short |
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
title_full |
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
title_fullStr |
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
title_full_unstemmed |
A educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da EJA EPT no RS |
title_sort |
educação profissional na perspectiva inclusiva: olhares sobre dados e resistências da eja ept no rs |
description |
Este estudo ocupa-se de analisar a EJA EPT no Rio Grande do Sul, na perspectiva da implementação dos cursos e das matrículas, e mapear os cursos que resistem nesse processo de 2007 a 2020. A partir de uma pesquisa documental e qualiquantitava, organizaram-se dados sobre os três Institutos Federais do RS e as duas escolas vinculadas à Universidade. Pode-se observar que a política de EJA EPT, no RS, constituiu-se em movimentos de avanços e de retrocessos e que, apesar do não fomento do Ministério da Educação, ainda resiste em algumas instituições, promovendo a inclusão de jovens e adultos a partir da escolarização e da profissionalização. Com os dados produzidos, evidencia-se a presença do público alvo ocupando os espaços escolares, o que reforça a importância dos estudos sobre EJA EPT, com atenção para além de apenas os números apresentados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12920 |
_version_ |
1805450121668722688 |
score |
10,814766 |