Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de...
Principais autores: | de Paula Rezende, Bruna, Araújo da Silva, Ana Carolina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12961 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-129612022-10-18T23:38:28Z Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos Discursive possibilities in experimental activities: a study of investigative roadmaps de Paula Rezende, Bruna Araújo da Silva, Ana Carolina Educação Atividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivas Experimental Investigative Activities; Types of questions; Opening levels; Discursive possibilities Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula. This article aims to analyze the discursive possibilities of investigative experimental activities (IEA) present in Chemistry Textbooks (CTs) of High School, approved by the 2018 PNLD. For this, we investigated the level of openness of each experimental script and the types of initiation (questions) present in the activities. To achieve this goal, we used the qualitative research methodology and adopted the assumptions of content analysis (BARDIN, 2016). In this research, we work with an experimental activity for each CT, totaling six scripts. When analyzing the scripts, we found that three have a problem or problem situation as an investigative characteristic and three present a hypothesis survey. In the classification of the types of research (script) of IEA we obtain two types of research, namely: semi-structured and structured. Regarding the level of openness, the scripts were evaluated according to the categorization proposed by Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), in which we obtain a script with level 7, one with level 6 and four with level 4. In the analysis of the types of questions present in the IEA, we identified the initiations of choice, product, process and meta-process, with only one activity addressing the four types of initiation proposed by Mehan (1979). The questions of choice and product were defined as less verbal interaction and low cognitive order. Meanwhile, those of the type process and metaprocess, as they require more complete explanations and reasoning from students, can be classified by questions that produce greater verbal interaction and high cognitive ability. We also identified that the scripts of the experimental activities have a greater degree of openness, enabling teachers to have more verbal interaction and requiring high cognitive ability from students. We believe that this work can help future and current Chemistry teachers to understand the types of IEA present in CTs, the way in which the books conduct and explore these activities and the way in which they plan and execute experimental practices in the classroom. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-04-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961 10.3895/actio.v6n1.12961 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961/8334 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12961/1897 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Paula Rezende, Bruna Araújo da Silva, Ana Carolina |
spellingShingle |
de Paula Rezende, Bruna Araújo da Silva, Ana Carolina Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
author_sort |
de Paula Rezende, Bruna |
title |
Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
title_short |
Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
title_full |
Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
title_fullStr |
Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
title_full_unstemmed |
Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
title_sort |
possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961 |
_version_ |
1805451040380682240 |
score |
10,814766 |