Introdução ao conceito Vehicle to Grid
Veículos elétricos e híbridos têm se tornado cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seu consumo aumenta ano após ano, o que demonstra aceitação por parte da população que se preocupa não só com a redução de custos totais, mas principalmente com o impacto ambiental. Entretanto, ainda há certa re...
Principais autores: | Corrêa, Fernanda Cristina, Toyoshima, Denis Takeo, Mondo, Carlos Wylliam, Evangelista, Rafael Cruz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/bjic/article/view/13082 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13082 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-130822021-05-26T18:43:43Z Introdução ao conceito Vehicle to Grid Corrêa, Fernanda Cristina Toyoshima, Denis Takeo Mondo, Carlos Wylliam Evangelista, Rafael Cruz 3.04.00.00-7 Veículos Elétricos; Vehicle to Grid; Fornecimento; Bateria Veículos elétricos e híbridos têm se tornado cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seu consumo aumenta ano após ano, o que demonstra aceitação por parte da população que se preocupa não só com a redução de custos totais, mas principalmente com o impacto ambiental. Entretanto, ainda há certa resistência se os preços de compra de um carro elétrico/híbrido forem comparados com os de carros à combustão. Como apelo em relação ao quesito monetário, uma das alternativas que visa atenuar o investimento alto, é o conceito de Vehicle to Grid (V2G), proporcionando ao proprietário do veículo obter retorno financeiro em troca do fornecimento da energia armazenada em sua bateria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-04-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/bjic/article/view/13082 10.3895/jaic.v8n2.13082 Journal of Applied Instrumentation and Control; v. 8, n. 2 (2020); 1-5 Journal of Applied Instrumentation and Control; v. 8, n. 2 (2020); 1-5 2594-3553 10.3895/jaic.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/bjic/article/view/13082/pdf Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Corrêa, Fernanda Cristina Toyoshima, Denis Takeo Mondo, Carlos Wylliam Evangelista, Rafael Cruz |
spellingShingle |
Corrêa, Fernanda Cristina Toyoshima, Denis Takeo Mondo, Carlos Wylliam Evangelista, Rafael Cruz Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
author_sort |
Corrêa, Fernanda Cristina |
title |
Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
title_short |
Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
title_full |
Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
title_fullStr |
Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
title_full_unstemmed |
Introdução ao conceito Vehicle to Grid |
title_sort |
introdução ao conceito vehicle to grid |
description |
Veículos elétricos e híbridos têm se tornado cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seu consumo aumenta ano após ano, o que demonstra aceitação por parte da população que se preocupa não só com a redução de custos totais, mas principalmente com o impacto ambiental. Entretanto, ainda há certa resistência se os preços de compra de um carro elétrico/híbrido forem comparados com os de carros à combustão. Como apelo em relação ao quesito monetário, uma das alternativas que visa atenuar o investimento alto, é o conceito de Vehicle to Grid (V2G), proporcionando ao proprietário do veículo obter retorno financeiro em troca do fornecimento da energia armazenada em sua bateria. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/bjic/article/view/13082 |
_version_ |
1805449313743011840 |
score |
10,814766 |