Afetividade nos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso com professores de ciências e matemática
A afetividade é uma força que impulsiona as ações dos indivíduos, podendo estimular o aprendizado dentro do contexto dos muros escolares. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi compreender as perspectivas de professores de Ciências e Matemática frente à potencialidade da afetividade nos processo...
Principais autores: | Puhl, Cassiano Scott, Amaral-Rosa, Marcelo Prado, Lima, Valderez Marina do Rosário, Ramos, Maurivan Güntzel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13140 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A afetividade é uma força que impulsiona as ações dos indivíduos, podendo estimular o aprendizado dentro do contexto dos muros escolares. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi compreender as perspectivas de professores de Ciências e Matemática frente à potencialidade da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem, produzindo novos entendimentos sobre a temática no contexto de sala de aula. A pesquisa foi do tipo estudo de caso. Os participantes foram 10 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta de dado foi um questionário aberto. A análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva. Do processo analítico emergiram três categorias finais, sendo elas: i) as relações afetivas são facilitadoras para a construção de conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática; ii) a afetividade é expressa no planejamento de métodos de aprendizagem ativa; e iii) a afetividade impulsiona a ação de um estudante global. Os resultados demonstram que a afetividade e disponibilidade para aprender Ciências e Matemática possuem estreita relação. A afetividade potencializa os processos de ensino e de aprendizagem, pois serve como força propulsora das ações físicas e mentais dos estudantes |
---|