Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários
Historicamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direc...
Principais autores: | Sousa, Fernanda Luíza de, Assis, Guilherme Tavares de, Travain, Silmar Antonio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13146 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-131462022-09-29T18:41:11Z Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários Analysis of the teaching and learning process of physics contents through simulators and argumentation of users Sousa, Fernanda Luíza de Assis, Guilherme Tavares de Travain, Silmar Antonio Física e Física Geral Ensino de Física; Simulações computacionais; Questionário SUS; Modelo de Toulmin Physics Education; Computer simulations; SUS questionnaire; Toulmin's model Historicamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direcionado na busca pela contextualização e inserção de recursos didático-pedagógicos, como a utilização de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho possui, como objetivo geral, demonstrar como simuladores computacionais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Física em sala de aula, a partir da argumentação. Para tanto, foi desenvolvida a primeira versão de uma plataforma, denominada SimulAção, que promove o uso de simuladores computacionais voltados, inicialmente, para o ensino de conteúdos sobre Conservação da Energia Mecânica, e disponibiliza roteiros para utilização dos mesmos. Por meio de experimentos práticos realizados na plataforma SimulAção, foi utilizado o modelo de Toulmin com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas pelos mesmos; adicionalmente, alunos e professores analisaram a usabilidade da plataforma SimulAção por meio de um método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário. A partir dos resultados experimentais obtidos, verificou-se que o uso do processo da argumentação, provido pelo modelo de Toulmin, conduziu os alunos a descobrirem as relações entre os elementos de simulação, possibilitando a compreensão dos conceitos de Física envolvidos nas atividades propostas. Quanto à avaliação da plataforma SimulAção, os resultados experimentais comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, encontra-se entre o excelente e o melhor imaginável. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem. In the last decades, it has been historically noticed that the main methodology used by Physics teachers in the classroom is the traditional method, which is aimed at solving exercises and exposing contents by the teacher through the use of the blackboard and chalk. Thus, Physics Education needs to be directed towards the search for contextualization and insertion of didactic-pedagogical resources, such as the use of new technologies. In this context, the general objective of this work is to demonstrate how computer simulators can favor the process of teaching and learning Physics contents in the classroom based on argumentation. For this purpose, the first version of a platform, called SimulAção, was developed. This platform promotes the use of computer simulators initially aimed at teaching contents on Conservation of Mechanical Energy, and provides scripts for their use. Through practical experiments carried out on the SimulAção platform, the Toulmin's model was used to analyze the students' arguments based on the practical activities they had developed. In addition, students and teachers analyzed the usability of the SimulAção platform through a method based on the assessment questionnaire for the user's subjective satisfaction. From the experimental results obtained, it was found that the use of the argumentation process, provided by the Toulmin's model, led students to discover the relationships between the elements of simulation, thereafter enabling them to understand the concepts of Physics involved in the proposed activities. As for the evaluation of the SimulAção platform, the experimental results have proven that the usability of the platform and its services, heretofore offered, is between the excellent and the best imaginable. The use of computer simulators as a teaching resource seeks to instigate teachers in order to make changes in their teaching methods, arousing interest and promoting the interaction between theory and practice in order to favor learning. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-08-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146 10.3895/rbect.v14n2.13146 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/13146/1958 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Sousa, Fernanda Luíza de Assis, Guilherme Tavares de Travain, Silmar Antonio |
spellingShingle |
Sousa, Fernanda Luíza de Assis, Guilherme Tavares de Travain, Silmar Antonio Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
author_sort |
Sousa, Fernanda Luíza de |
title |
Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
title_short |
Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
title_full |
Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
title_fullStr |
Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
title_sort |
análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários |
description |
Historicamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direcionado na busca pela contextualização e inserção de recursos didático-pedagógicos, como a utilização de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho possui, como objetivo geral, demonstrar como simuladores computacionais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Física em sala de aula, a partir da argumentação. Para tanto, foi desenvolvida a primeira versão de uma plataforma, denominada SimulAção, que promove o uso de simuladores computacionais voltados, inicialmente, para o ensino de conteúdos sobre Conservação da Energia Mecânica, e disponibiliza roteiros para utilização dos mesmos. Por meio de experimentos práticos realizados na plataforma SimulAção, foi utilizado o modelo de Toulmin com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas pelos mesmos; adicionalmente, alunos e professores analisaram a usabilidade da plataforma SimulAção por meio de um método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário. A partir dos resultados experimentais obtidos, verificou-se que o uso do processo da argumentação, provido pelo modelo de Toulmin, conduziu os alunos a descobrirem as relações entre os elementos de simulação, possibilitando a compreensão dos conceitos de Física envolvidos nas atividades propostas. Quanto à avaliação da plataforma SimulAção, os resultados experimentais comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, encontra-se entre o excelente e o melhor imaginável. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13146 |
_version_ |
1805449025589084160 |
score |
10,814766 |