Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19

Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro...

ver descrição completa

Principais autores: Martins Alves, Rafael, Soek, Ana Maria, Chaves Haracemiv, Sonia Maria, Martins Alves, Leonardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13173
recordtype ojs
spelling peri-article-131732021-07-01T11:00:13Z Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 Martins Alves, Rafael Soek, Ana Maria Chaves Haracemiv, Sonia Maria Martins Alves, Leonardo 7.08.04.03-6 AVA; Ensino a Distância; Quarentena Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173 10.3895/rts.v17n48.13173 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-300 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-300 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173/8406 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Martins Alves, Rafael
Soek, Ana Maria
Chaves Haracemiv, Sonia Maria
Martins Alves, Leonardo
spellingShingle Martins Alves, Rafael
Soek, Ana Maria
Chaves Haracemiv, Sonia Maria
Martins Alves, Leonardo
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
author_sort Martins Alves, Rafael
title Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
title_short Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
title_full Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
title_fullStr Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
title_full_unstemmed Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
title_sort pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da covid-19
description Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173
_version_ 1805449522669682688
score 10,814766