Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia

A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o...

ver descrição completa

Principais autores: Barbosa, Adalberto Afonso, Granville, Lisandro Zambenedetti
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13181
recordtype ojs
spelling peri-article-131812024-05-01T15:48:21Z Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia Barbosa, Adalberto Afonso Granville, Lisandro Zambenedetti Engenharia Elétrica;Informática.3.04.00.00-7 Engenharia Elétrica. 3.04.03.00-6 Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos ensino; pesquisa; tecnologia; desenvolvimento. competitividade A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o principal Indicador para avaliação dos resultados desta Política. A proposta deste artigo é apresentar como isto ocorreu, contribuindo para a compreensão de como é eficaz a utilização de incentivos ou fomentos para o desenvolvimento tecnológico. Avaliações relativas aos resultados dessas diretrizes, além de serem indicativos relevantes na apreciação de capacitação tecnológica e competitividade, mostra o quão forte é sua relação causal com o Ensino, tornando um Indicador de grande significância. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e explicativa, com procedimento documental e estudo de caso, e com base no método da técnica de análise textual descritiva. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181 10.3895/rts.v19n55.13181 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 278-292 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 278-292 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181/9257 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13181/2806 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barbosa, Adalberto Afonso
Granville, Lisandro Zambenedetti
spellingShingle Barbosa, Adalberto Afonso
Granville, Lisandro Zambenedetti
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
author_sort Barbosa, Adalberto Afonso
title Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
title_short Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
title_full Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
title_fullStr Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
title_full_unstemmed Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
title_sort eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
description A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o principal Indicador para avaliação dos resultados desta Política. A proposta deste artigo é apresentar como isto ocorreu, contribuindo para a compreensão de como é eficaz a utilização de incentivos ou fomentos para o desenvolvimento tecnológico. Avaliações relativas aos resultados dessas diretrizes, além de serem indicativos relevantes na apreciação de capacitação tecnológica e competitividade, mostra o quão forte é sua relação causal com o Ensino, tornando um Indicador de grande significância. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e explicativa, com procedimento documental e estudo de caso, e com base no método da técnica de análise textual descritiva.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181
_version_ 1805535494386221056
score 10,814766