Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia
A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o...
Principais autores: | Barbosa, Adalberto Afonso, Granville, Lisandro Zambenedetti |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13181 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-131812024-05-01T15:48:21Z Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia Barbosa, Adalberto Afonso Granville, Lisandro Zambenedetti Engenharia Elétrica;Informática.3.04.00.00-7 Engenharia Elétrica. 3.04.03.00-6 Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos ensino; pesquisa; tecnologia; desenvolvimento. competitividade A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o principal Indicador para avaliação dos resultados desta Política. A proposta deste artigo é apresentar como isto ocorreu, contribuindo para a compreensão de como é eficaz a utilização de incentivos ou fomentos para o desenvolvimento tecnológico. Avaliações relativas aos resultados dessas diretrizes, além de serem indicativos relevantes na apreciação de capacitação tecnológica e competitividade, mostra o quão forte é sua relação causal com o Ensino, tornando um Indicador de grande significância. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e explicativa, com procedimento documental e estudo de caso, e com base no método da técnica de análise textual descritiva. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181 10.3895/rts.v19n55.13181 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 278-292 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 278-292 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181/9257 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13181/2806 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barbosa, Adalberto Afonso Granville, Lisandro Zambenedetti |
spellingShingle |
Barbosa, Adalberto Afonso Granville, Lisandro Zambenedetti Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
author_sort |
Barbosa, Adalberto Afonso |
title |
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
title_short |
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
title_full |
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
title_fullStr |
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
title_sort |
eficácia das diretrizes para a geração de bens de tecnologia nacional e vinculação com os objetivos de capacitação tecnológica e competitividade preconizados pela lei nº 8.248/1991 (lei de informática), assim como sua significação na interdependência entre ensino e tecnologia |
description |
A Lei de Informática (LI) instituiu com incentivos uma Política Pública cujos objetivos são o fortalecimento da capacitação tecnológica com estímulo a inovação e competitividade no setor de Informática. Estabeleceu diretrizes específicas para bens qualificados de tecnologia nacional, e assim criou o principal Indicador para avaliação dos resultados desta Política. A proposta deste artigo é apresentar como isto ocorreu, contribuindo para a compreensão de como é eficaz a utilização de incentivos ou fomentos para o desenvolvimento tecnológico. Avaliações relativas aos resultados dessas diretrizes, além de serem indicativos relevantes na apreciação de capacitação tecnológica e competitividade, mostra o quão forte é sua relação causal com o Ensino, tornando um Indicador de grande significância. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e explicativa, com procedimento documental e estudo de caso, e com base no método da técnica de análise textual descritiva. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13181 |
_version_ |
1805535494386221056 |
score |
10,814766 |