Investimentos em educação no Brasil: uma exploração panorâmica acerca de políticas públicas
No cenário de déficit fiscal no Brasil, nos últimos anos, sucessivas gestões vêm adotando medidas de austeridade fiscal em despesas na União, especialmente na área da educação – com destaque especial para a EC 95 de 2016, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Essa pesquisa, de caráter exploratório,...
Principais autores: | Gomes da Costa, Leonardo, Andruski Guimarães, Inácio, Maynardes Dallabona Fariniuk, Tharsila |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13282 |
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peri-article-132822021-07-01T11:00:13Z Investimentos em educação no Brasil: uma exploração panorâmica acerca de políticas públicas Gomes da Costa, Leonardo Andruski Guimarães, Inácio Maynardes Dallabona Fariniuk, Tharsila 6.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional e 6.05.03.00-9 Serviços Urbanos e Regionais Educação; Políticas Públicas; Orçamento da União; Investimentos; Desenvolvimento No cenário de déficit fiscal no Brasil, nos últimos anos, sucessivas gestões vêm adotando medidas de austeridade fiscal em despesas na União, especialmente na área da educação – com destaque especial para a EC 95 de 2016, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Essa pesquisa, de caráter exploratório, objetiva caracterizar panoramicamente os investimentos em educação no Brasil ao longo dos últimos anos, à luz da discussão de políticas públicas para desenvolvimento. As medidas adotadas nos últimos anos conduzem a uma polêmica discussão, que devem considerar o contexto econômico. Considerou-se que a questão vai além da discussão da assertividade ou não da estratégia, exigindo mais profundidade de discussão. Observou-se que não é suficiente a simples dedicação de mais recursos para a área, em tentativa de superar a problemática existente. Nesse sentido, a operacionalização financeira da pasta demanda observação qualitativa e não meramente quantitativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13282 10.3895/rts.v17n48.13282 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 301-314 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 301-314 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13282/8407 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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No cenário de déficit fiscal no Brasil, nos últimos anos, sucessivas gestões vêm adotando medidas de austeridade fiscal em despesas na União, especialmente na área da educação – com destaque especial para a EC 95 de 2016, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Essa pesquisa, de caráter exploratório, objetiva caracterizar panoramicamente os investimentos em educação no Brasil ao longo dos últimos anos, à luz da discussão de políticas públicas para desenvolvimento. As medidas adotadas nos últimos anos conduzem a uma polêmica discussão, que devem considerar o contexto econômico. Considerou-se que a questão vai além da discussão da assertividade ou não da estratégia, exigindo mais profundidade de discussão. Observou-se que não é suficiente a simples dedicação de mais recursos para a área, em tentativa de superar a problemática existente. Nesse sentido, a operacionalização financeira da pasta demanda observação qualitativa e não meramente quantitativa. |
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