Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020

Este trabalho buscou verificar se o tema câncer de pele (CP) é apresentado em livros didáticos (LD) de Ciências conforme indicado pelo PNLD 2019 e PNLD 2020 e como é feita a abordagem do assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Foram analisadas oito coleções de LD de Ciência...

ver descrição completa

Principais autores: Marega, Patricia, Faganello, Josiane, Chitolina Schetinger, Maria Rosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13317
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13317
recordtype ojs
spelling peri-article-133172022-10-18T23:38:24Z Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020 The approach to skin cancer in science textbooks indicated by the national textbook program 2019 and 2020 Marega, Patricia Faganello, Josiane Chitolina Schetinger, Maria Rosa 7.08.00.00-6 Educação 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Câncer de pele; Livro didático; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental. Skin cancer; Textbooks; Science teaching; Elementary School Este trabalho buscou verificar se o tema câncer de pele (CP) é apresentado em livros didáticos (LD) de Ciências conforme indicado pelo PNLD 2019 e PNLD 2020 e como é feita a abordagem do assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Foram analisadas oito coleções de LD de Ciências dos anos iniciais (40 livros) e duas coleções dos anos finais do ensino fundamental (oito livros). A seleção dos LD foi orientada pela disponibilidade dos mesmos na biblioteca de uma escola da Rede Estadual de Santa Maria - RS. Nas análises foram considerados textos, imagens, atividades e exercícios que tivessem relação com o CP, além de temas relacionados a ele: pele, radiação ultravioleta e meios de prevenção do CP. Em 57,5% dos LD dos anos iniciais nenhum dos temas pesquisados foram encontrados e, em apenas um LD observou-se que o CP foi abordado como uma possível consequência do excesso de exposição à radiação UV. Já nas coleções dos anos finais, apenas os livros do 8° ano e um livro do 6° ano não apresentaram o tema. As informações básicas para identificação e prevenção do CP estavam incompletas na maior parte das obras analisadas. A respeito das imagens, foram encontradas 15 relacionadas aos temas de interesse, sendo três de LD dos anos finais e 12 de LD dos anos iniciais. Um total de nove atividades e exercícios estavam presentes nas coleções dos anos iniciais e apenas uma atividade nas coleções dos anos finais. Os aspectos analisados neste estudo podem contribuir para as pesquisas relacionadas à avaliação do LD, com o objetivo de diminuir as lacunas ou entraves ao aprendizado do aluno e ao exercício docente no que diz respeito ao CP a fim de fortalecer a concepção de medidas promotoras de saúde. This work intended to verify if the skin cancer (SC) theme is presented in science textbooks indicated by PNLD 2019 and PNLD 2020 and how the subject is approached. This is a qualitative research of documentary type. Eight collections of science textbooks from the initial grades (40 books) and two collections from the final grades of elementary school (eight books) were analyzed. The textbooks selection was guided by its availability in the library of a school in the municipality of Santa Maria / RS. In the analyses, texts, images, activities and exercises that were related to the SC were considered, in addition to themes related to it: skin, ultraviolet radiation and means of SC prevention. In 57.5% of the textbooks of the initial grades, none of the researched themes were found and, in only one textbook, it was observed that the SC was approached as a possible consequence of the excessive exposure to UV radiation. In the collections of the final grades, only books from the 8th year and a book from the 6th year did not present the theme. The basic information for identification and prevention of SC was incomplete in most of the textbooks analyzed. Fifteen images on the topics of interest were found. From these, three were from textbooks of the final grades and twelve were from textbooks of the initial grades. There was found nine activities and exercises were present in the textbooks of the initial grades and only one activity in the collections of the final grades. The aspects analyzed in this study can contribute to research related to the evaluation of science textbooks, aiming to reduce the gaps or obstacles to student learning and the teaching practice regarding to SC in order to strengthen the conception of promoting measures of health. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-06-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa documental application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13317 10.3895/actio.v6n2.13317 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13317/8370 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13317/1996 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Marega, Patricia
Faganello, Josiane
Chitolina Schetinger, Maria Rosa
spellingShingle Marega, Patricia
Faganello, Josiane
Chitolina Schetinger, Maria Rosa
Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
author_sort Marega, Patricia
title Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
title_short Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
title_full Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
title_fullStr Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
title_full_unstemmed Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
title_sort abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020
description Este trabalho buscou verificar se o tema câncer de pele (CP) é apresentado em livros didáticos (LD) de Ciências conforme indicado pelo PNLD 2019 e PNLD 2020 e como é feita a abordagem do assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Foram analisadas oito coleções de LD de Ciências dos anos iniciais (40 livros) e duas coleções dos anos finais do ensino fundamental (oito livros). A seleção dos LD foi orientada pela disponibilidade dos mesmos na biblioteca de uma escola da Rede Estadual de Santa Maria - RS. Nas análises foram considerados textos, imagens, atividades e exercícios que tivessem relação com o CP, além de temas relacionados a ele: pele, radiação ultravioleta e meios de prevenção do CP. Em 57,5% dos LD dos anos iniciais nenhum dos temas pesquisados foram encontrados e, em apenas um LD observou-se que o CP foi abordado como uma possível consequência do excesso de exposição à radiação UV. Já nas coleções dos anos finais, apenas os livros do 8° ano e um livro do 6° ano não apresentaram o tema. As informações básicas para identificação e prevenção do CP estavam incompletas na maior parte das obras analisadas. A respeito das imagens, foram encontradas 15 relacionadas aos temas de interesse, sendo três de LD dos anos finais e 12 de LD dos anos iniciais. Um total de nove atividades e exercícios estavam presentes nas coleções dos anos iniciais e apenas uma atividade nas coleções dos anos finais. Os aspectos analisados neste estudo podem contribuir para as pesquisas relacionadas à avaliação do LD, com o objetivo de diminuir as lacunas ou entraves ao aprendizado do aluno e ao exercício docente no que diz respeito ao CP a fim de fortalecer a concepção de medidas promotoras de saúde.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13317
_version_ 1805450916444241920
score 10,814766